O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (22) que o projeto do governo federal que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas com renda de até 5 mil deve ser votado na próxima semana. O relator da proposta é o deputado Arthur Lira, que apresentará o relatório ao colégio de líderes ainda nesta semana.
Motta destacou que a medida representa um avanço em termos de justiça tributária, mas alertou que os parlamentares precisam ter responsabilidade com as contas públicas ao propor emendas ou alterações no texto.
Durante evento do BTG Pactual em São Paulo, o presidente da Câmara também defendeu que o Congresso deixe de lado o que chamou de “pautas tóxicas”, como a anistia a condenados por tentativa de golpe e a PEC da Blindagem, alvo de protestos no último domingo. Para ele, o Parlamento deve priorizar temas como a reforma administrativa, segurança pública e projetos que tragam benefícios diretos à população.
Apesar de criticar a polarização política, Motta disse respeitar as manifestações populares recentes e afirmou que elas demonstram a vitalidade da democracia no país.