Política
Moraes autoriza visita de relator da anistia a Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), relator do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro no próximo dia 22 de setembro.
Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão de Moraes, e só pode receber visitas autorizadas pelo STF. Além de Valadares, já tiveram a entrada liberada aliados como Valdemar Costa Neto, Sóstenes Cavalcanti, os senadores Wilder Morais e Rogério Marinho, além do ex-ministro Adolfo Sachsida. Também foi permitido que amigas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participem de reuniões de oração na residência.
As restrições foram impostas após Bolsonaro ser acusado de burlar a proibição do uso de redes sociais, utilizando perfis de familiares e terceiros. Ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) são investigados por supostamente articular, junto ao governo do ex-presidente Donald Trump, medidas de retaliação contra autoridades brasileiras, como o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky.
Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus no processo da trama golpista, pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.