O governo federal instituiu um comitê especial para coordenar a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que terá o Brasil como país-sede. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (12) por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
O Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino Fifa 2027 (CGCOPA 2027) e o Grupo Executivo da Copa (Gecopa 2027) serão conduzidos pelo Ministério do Esporte, responsável também pela secretaria executiva. O objetivo é garantir articulação entre os órgãos envolvidos e acompanhamento das ações preparatórias.
Segundo o Ministério do Esporte, 23 órgãos da administração pública federal vão compor o comitê, entre eles os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, além da Advocacia-Geral da União e do Gabinete de Segurança Institucional.
As reuniões do grupo acontecerão, de forma regular, a cada seis meses, mas poderão ser convocadas em caráter extraordinário. Também poderão ser criadas câmaras temáticas temporárias para tratar de assuntos específicos, como segurança, mobilidade, infraestrutura, comunicação e turismo.