O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. A decisão faz parte do julgamento da chamada trama golpista, que envolveu oito réus acusados de tentar abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e promover um golpe de Estado.
A Primeira Turma do STF concluiu a fase de dosimetria da pena após reconhecer crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe, dano qualificado por violência e deterioração de patrimônio tombado.
Apesar da sentença, Bolsonaro e os demais condenados não serão presos de imediato, pois ainda podem recorrer. Caso os recursos sejam rejeitados, a prisão poderá ser efetivada.
Os réus ligados às Forças Armadas e à Polícia Federal terão direito à prisão especial, conforme previsto no Código de Processo Penal. Entre os condenados estão militares como Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Almir Garnier, além do ex-ministro Anderson Torres e do deputado federal Alexandre Ramagem.