Política
Moraes diz que tentativa de golpe já está comprovada e aponta Bolsonaro como líder da trama

Durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder já está provada. Segundo ele, há pelo menos 13 atos que demonstram a atuação de uma organização criminosa com planejamento e divisão de tarefas.
Moraes apontou Bolsonaro como líder do grupo, citando como provas discursos e manifestações do ex-presidente em 2021, incluindo a reunião ministerial, lives, entrevistas e o pronunciamento de 7 de setembro, quando declarou que só deixaria o poder “morto ou preso”. O ministro destacou que tais falas mostraram que Bolsonaro não aceitaria a derrota eleitoral e buscava enfraquecer o Judiciário e o sistema democrático.
O relator também apresentou evidências como anotações do general Augusto Heleno e mensagens encontradas no celular de Alexandre Ramagem, que indicam o uso irregular da Abin para monitorar adversários e desacreditar o sistema eleitoral.
O julgamento envolve Bolsonaro e outros sete aliados acusados de crimes como organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A votação seguirá até sexta-feira (12), com os ministros da Primeira Turma decidindo pela condenação ou absolvição dos réus.









