Conecte-se conosco

Política

STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados na trama golpista

Publicado

em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do chamado *núcleo 1 da trama golpista*, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados próximos. Eles são acusados de planejar a tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Entre as acusações estão a elaboração da “minuta do golpe”, que previa decretar estado de defesa e de sítio para impedir a posse do presidente Lula, além do suposto envolvimento em planos de sequestro e assassinato de autoridades, como Alexandre de Moraes, Lula e Geraldo Alckmin. Também pesa contra os réus a ligação com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O julgamento começou na semana passada com sustentações das defesas e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que pediu a condenação de todos. Nesta fase, os ministros vão votar, começando pelo relator Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A eventual condenação pode chegar a mais de 30 anos de prisão, mas a execução da pena não será imediata, pois ainda cabem recursos. Se houver apenas um voto pela absolvição, os réus já terão direito a um recurso adicional. Para levar o caso ao plenário do STF, seriam necessários ao menos dois votos favoráveis à absolvição.

 

Compartilhe a notícia: