.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Prazo para comprovação de informações do Prouni 2025 encerra nesta sexta-feira (5)

Os candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira (5) para apresentar a documentação exigida e confirmar as informações prestadas na inscrição.

A comprovação deve ser feita diretamente na instituição de ensino superior privada para a qual o estudante foi selecionado, seguindo as orientações da faculdade  seja de forma presencial ou pela internet, conforme cada caso.

A lista de espera desta edição já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni. Nela, constam os inscritos que não foram aprovados nas chamadas regulares ou que perderam a vaga por falta de formação de turma.

O programa concede bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades e faculdades privadas.

Entre os papéis que precisam ser entregues estão:

Documento de identidade com foto e CPF (do candidato e de todos os membros da família);
Comprovante de residência atualizado;
Certificado de conclusão do ensino médio em escola pública, ou declaração da escola, caso o estudante tenha sido bolsista em colégio particular;
Comprovantes de renda recentes, que permitam calcular a renda familiar bruta mensal.

As faculdades devem fornecer ao estudante um comprovante de entrega da documentação. Até o dia 12 de setembro, deverão divulgar o resultado da análise — informando se a bolsa foi aprovada ou negada. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão.

O edital também prevê que, caso a instituição opte por realizar um processo seletivo próprio, o candidato já deve ter sido comunicado. É proibida a cobrança de taxas para esse procedimento.

 Oferta de bolsas

No segundo semestre de 2025, o Prouni disponibiliza mais de 211 mil bolsas em 887 instituições de ensino superior, distribuídas em 370 cursos diferentes. São 118 mil integrais e 93 mil parciais.

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni é voltado a estudantes sem diploma de nível superior. Em duas décadas, já contemplou mais de 3,5 milhões de pessoas, sendo que 2,5 milhões tiveram acesso gratuito à graduação. Atualmente, 632.503 estudantes estão matriculados com bolsas do programa em 1.851 faculdades particulares, dos quais 533.790 possuem bolsa integral.

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile