As inscrições para os novos cursos ofertados no 4º Ciclo do Programa Mulheres Mil, lançado em setembro pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ganharam reforço por meio da parceria entre o Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
A sede do CRAS, localizada no centro do município, foi disponibilizada para a realização das inscrições no período de 21 a 29 de agosto. O atendimento foi conduzido pela equipe do Centro, sob a coordenação de Kaio Willen Farias de Souza. No primeiro dia de inscrições (21/08), a coordenadora adjunta pedagógica do Programa Mulheres Mil, Mariete Buriti de Souza, esteve em Cruzeiro do Sul, e participou de uma reunião com o coordenador do CRAS e com a coordenadora adjunta do campus, Suelen Teles.
Parceria estratégica para o programa – A coordenadora adjunta do campus Cruzeiro do Sul, Suélen Ferreira Teles de Holanda, destacou a importância da parceria. “Essa parceria é fundamental para que os cursos do Mulheres Mil aconteçam. O CRAS já atua com o nosso público-alvo e tem papel essencial na identificação, encaminhamento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso a oportunidades de qualificação profissional que promovem empoderamento, inclusão social e superação da pobreza”.
Suélen ressaltou ainda que o CRAS funciona como porta de entrada, enquanto o Programa Mulheres Mil oferece cursos e formação que fortalecem o desenvolvimento das mulheres e de suas famílias. “Queremos aproveitar para agradecer todo o apoio do coordenador Kaio e de sua equipe, que não mediram esforços para garantir as inscrições nesse período”, completou.
A coordenadora também fez agradecimento especial à secretária municipal de Assistência Social, Milca de Oliveira Santos, à irmã Lúcia e a toda a equipe da Assistência que colaborou diretamente com a coordenação do programa. “A equipe do CRAS é maravilhosa e esteve conosco em todas as demandas. Esse é um trabalho de várias mãos, e quando somamos esforços, os resultados são sempre maiores e melhores”, reforçou Suélen.
Apoio da Prefeitura – O coordenador do CRAS, Kaio Willen Farias de Souza, também enfatizou os resultados da parceria. “A união entre o CRAS e o Ifac, por meio do Programa Mulheres Mil, representa um avanço significativo na promoção da inclusão social e da formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa possibilita que nosso público-alvo tenha acesso ao curso de Cuidadora de Idosos, fortalecendo não apenas a qualificação profissional, mas também a autonomia, a autoestima e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho”.
Kaio ainda ressaltou o apoio do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, e da secretária municipal de Assistência Social, Milca de Oliveira Santos, que incentivam e buscam parcerias que tragam benefícios concretos às usuárias dos serviços socioassistenciais. “Essa ação reforça o compromisso conjunto entre a Assistência Social e a Educação, contribuindo para a transformação de realidades e para a construção de um futuro mais digno e sustentável para as mulheres e suas famílias”, concluiu.