Conecte-se conosco

Política

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Junta Comercial para fortalecer empreendedorismo

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta terça-feira (2), da assinatura do Termo de Cooperação Técnica da Rede SIM, sistema que integra as 22 prefeituras do Acre à Junta Comercial e tem como objetivo simplificar e desburocratizar a abertura de empresas no estado.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Acre, Nayara Honorato, a capital concentra cerca de 80% das empresas formalizadas no estado. Atualmente, 61 usuários estão conectados ao sistema dentro das secretarias municipais, atuando como elo direto entre a gestão pública e os empreendedores. Graças à ferramenta, o prazo médio para abertura de um negócio em Rio Branco é de apenas quatro horas.


Nayara Honorato destacou que a parceria fortalece o setor produtivo, oferecendo mais agilidade e segurança ao empresariado. “Hoje nós estamos assinando, renovando o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Rio Branco e a Junta Comercial, que é a integradora do sistema Rede SIM, e isso traz para o nosso município simplificação e desburocratização para os nossos empreendedores”, explicou Nayara.


O prefeito Tião Bocalom ressaltou que o papel do poder público é garantir um ambiente favorável e desburocratizado para quem deseja empreender, incentivando a geração de emprego e renda no município. Segundo ele, a agilidade no processo é fundamental para estimular a tomada de decisão dos empreendedores e assegurar segurança jurídica aos investimentos.


“O mais importante é que o empreendedor não perca a vontade de abrir o seu negócio por conta da demora ou da burocracia. A demora na resposta para o nosso empreendedor poderá desmotivá-lo, e é isso que não queremos”, destacou o gestor municipal.

O prefeito enfatizou ainda que o protagonismo de Rio Branco no cenário estadual, reunindo quase 80% das empresas formalizadas no Acre, é resultado da soma da visão empreendedora da gestão municipal com o esforço conjunto de instituições como o Sebrae, a Junta Comercial e o Governo do Estado.


“O poder público tem que criar um ambiente que seja seguro, para que o empreendedor não desconfie e ache que vai perder dinheiro, porque empreendedor nenhum que tem dinheiro vai investir em alguma coisa que ele sabe que vai perder. É essa segurança que o poder público quer dar”, afirmou Bocalom.

A assinatura do termo reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em apoiar políticas de incentivo ao empreendedorismo e em garantir que a cidade continue sendo referência em inovação e ambiente de negócios no Acre.

Katia Farias/Secom

Compartilhe a notícia: