Conecte-se conosco

Política

Ações integradas do governo do Acre contribuem para redução de mais de 73% nos focos de queimada em agosto

Publicado

em

O trabalho integrado entre diferentes instituições governamentais resultou na redução dos focos de queimadas em agosto. Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), validados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado do Acre (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), foi registrada queda de 73,4% nos focos de queimadas entre os dias 1º e 31 de agosto no estado.

Até o dia 30 de agosto de 2025 foram identificados 517 focos ativos. No mesmo recorte do ano de 2024, o estado mapeou 1.997 focos. Os dados referentes ao dia 31 de agosto ainda não estão disponíveis para validação.

Quando comparados, os dados demonstram que em 2024 alguns dias ultrapassaram a marca de 200 focos ativos, como nos dias 21 (234 ocorrências) e no dia 29 (224). Já em 2025, os registros apontam redução, com destaque para o dia 26, quando foram contabilizados 142 focos, e o dia 28, com 58 registros.

A redução dos focos de calor é resultado das ações coordenadas e da articulação interinstitucional liderada pelo governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise e do Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc), que reúnem diferentes órgãos do poder público estadual, municipal e federal, que atuam desde o planejamento até a execução de ações de monitoramento e enfrentamento ao desmatamento ilegal.

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destaca que a queda nos focos de queimada é fruto da união de esforços.


“Esse resultado expressivo reflete o trabalho integrado entre a Casa Civil, os órgãos ambientais estaduais, forças de segurança, prefeituras e governo federal. É um esforço coletivo para proteger o Acre do cenário crítico enfrentado no ano passado. Pedimos o engajamento da população, para que nos ajude nesses esforços e denuncie qualquer prática ilegal de queimadas. Proteger o meio ambiente é proteger vidas”, diz.

Operação Fogo Controlado garante mais de R$ 5 milhões para ampliar ações de enfrentamento
Recentemente, o governo do Acre lançou a Operação Fogo Controlado. Com investimentos de R$ 5,6 milhões, a força-tarefa coordenada prevê uma série de ações voltadas à prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no período crítico do verão amazônico.

Com o reforço, o governo reafirma o compromisso com as metas do Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC), que prevê uma redução anual de 10% da taxa do desmatamento em todo o estado, com início no ano de 2023 e atingindo 50% até 2027.

Operação Contenção Verde: vigilância permanente
Entre as ações, destaca-se a Operação Contenção Verde, coordenada por meio do Grupo Operacional de Comando e Controle, de que fazem parte instituições ligadas ao Sistema de Meio Ambiente estadual e instituições federais e municipais. Iniciada em fevereiro em Feijó, a operação prossegue de forma permanente em todo o estado, priorizando municípios do interior com maior vulnerabilidade.

Sob a liderança da Casa Civil, a operação reúne equipes especializadas da Sema, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Defesa Civil Estadual, da Polícia Civil (PCAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Programa REM Acre Fase II, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Brigadistas comunitários
Outra importante iniciativa do governo do Estado foi a realização de processo seletivo para brigadistas comunitários. A ação pioneira qualificou 45 brigadistas para atuação e mitigação de queimadas e incêndios florestais nas unidades de conservação (UCs).

As vagas exclusivas para moradores das comunidades das áreas de proteção ambiental (APAs) Igarapé São Francisco e Lago do Amapá, e das UCs da Floresta Estadual do Antimary, do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg) e da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Japiim Pentecoste reforçam o compromisso do governo com ações preventivas e integradas de conservação e redução do desmatamento.

Evander Freitas-Agência de Notícias do Acre

Compartilhe a notícia: