Política
VÍDEO: Prefeitura de Rio Branco capacita profissionais de saúde para aprimorar atendimento à população
Buscando fortalecer o atendimento de saúde à população, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a qualificação de profissionais nas mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
As capacitações abrangem temas como Hipertensão e Diabetes, Doença Renal Crônica, Sobrepeso e Obesidade, Rastreamento e Prevenção do Câncer, Controle do Tabagismo e Doenças Respiratórias Crônicas.
Nesta quinta-feira (14), a equipe do Departamento de Atenção às Doenças Crônicas esteve em mais uma UBS para atualizar os servidores.
O chefe da Divisão de Sobrepeso e Obesidade, Fábio Miranda, destacou a importância das ações. “Estamos trazendo esses assuntos para capacitar as equipes, para que possam atender melhor a população nessas diversas doenças, muitas delas com potencial de levar a óbito”, afirmou.
Entre as áreas de destaque está a Divisão de Controle do Tabagismo, que oferece suporte para quem deseja parar de fumar, com acompanhamento profissional e fornecimento de medicamentos como adesivos de nicotina e Bupropiona.
“O tratamento tem como base a abordagem cognitiva e comportamental e, se necessário, o apoio medicamentoso”, explicou Arlene Moura, chefe da divisão.
A Divisão de Doenças Respiratórias Crônicas, a mais recente do município, também vem capacitando equipes sobre o manejo clínico e terapêutico de doenças como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pneumonia e bronquiolite.
“A atenção primária é a porta de entrada da população. Estamos qualificando para atender bem e encaminhar corretamente quando houver necessidade de internação”, ressaltou Adriele Pinheiro, chefe da divisão.
Além dos atendimentos nas unidades, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é fundamental na prevenção, promoção e educação em saúde, com visitas a famílias e acompanhamento de pessoas com comorbidades.
“Planejamos as visitas diárias, priorizando os que mais precisam, como acamados, gestantes, crianças, idosos e cadeirantes”, disse Alnelia Oliveira, técnica em ACS.
O coordenador da UBS Francisco Carneiro de Lima, Rocivaldo Menezes, ex-fumante há 14 anos, reforçou a eficácia do programa de Controle do Tabagismo.
“Funciona. Participei do grupo, parei de fumar e recomendo a quem deseja mudar de vida: procure a unidade de saúde e se inscreva”, incentivou.
Luana Lima/Secom
Val Fernandes/Secom