.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

VÍDEO: Planejar para Desenvolver” reúne municípios acreanos para fortalecer gestão e impulsionar crescimento

Com o objetivo de promover o desenvolvimento efetivo dos municípios acreanos, por meio de uma gestão responsável e estruturada, a Associação dos Municípios do Acre (Amac), o Governo do Estado, o Sebrae e demais órgãos parceiros realizaram, nesta quarta-feira (13), o evento “Planejar para Desenvolver: cidades empreendedoras, gestões responsáveis”, no auditório do Sebrae, em Rio Branco.

A Prefeitura de Rio Branco participou do encontro que reuniu prefeitos e representantes municipais para dialogar sobre temas estratégicos como Plano Diretor, Lei Orgânica, Código Tributário e outras ferramentas de gestão. A proposta é alinhar ações e fortalecer as administrações municipais de forma conjunta e integrada.


Segundo o prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, um dos assuntos centrais do evento foi o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso/AC), iniciativa que busca solucionar dificuldades de manejo e destinação correta dos resíduos sólidos em diversos municípios.

“Pela primeira vez estou vendo isso acontecer no Estado do Acre, onde a política partidária ficou de lado e agora estamos preocupados com a política de desenvolvimento para este estado. Saneamento básico é um problema seríssimo e, com o apoio do governo, da Amac e do Cinreso/AC, estamos avançando. Tenho certeza que quem ganha com isso é o povo do nosso estado”, afirmou Bocalom.


O secretário de Estado de Planejamento, coronel Ricardo Brandão, destacou que a união de esforços entre o Executivo estadual, prefeituras, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e demais instituições será determinante para o avanço da gestão pública no Acre.

“Essa coesão de forças será a mola propulsora do desenvolvimento efetivo de cada município e, consequentemente, do nosso Estado”, ressaltou Brandão.

O diretor administrativo do Sebrae, Vandré Prado, lembrou que a instituição dispõe de diversas soluções para apoiar as prefeituras, especialmente por meio do Programa Cidade Empreendedora.


“O Sebrae tem muito a contribuir para que as gestões municipais desenvolvam ações conectadas e que impulsionem o desenvolvimento local, que é o nosso grande objetivo”, destacou Prado.

Para o prefeito de Acrelândia, Olavo Rezende, o evento representa uma oportunidade para buscar soluções conjuntas para desafios comuns.


“A maioria dos municípios do Acre enfrentam problemas semelhantes, principalmente na questão dos aterros sanitários e do Plano Diretor. Reunir forças para resolver essas demandas é fundamental”, pontuou.

Durante o evento, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do prefeito de Acrelândia, recebeu a 4ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, conquistado em 2005 na etapa regional, quando Bocalom ainda era gestor de Acrelândia.

Luana Lima/Secom

Foto: Val Fernandes/Secom

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile