Política
Marina Silva defende vetos a PL de licenciamento ambiental e afirma que COP30 será de trabalho

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (13) que o governo federal está disposto a dialogar com o Congresso sobre os 63 vetos do presidente Lula ao PL 2.159, que flexibiliza regras para licenciamento ambiental e é apelidado por críticos de “PL da Devastação”.
Segundo Marina, os vetos visam agilizar processos sem comprometer a qualidade do licenciamento nem os direitos de povos indígenas e quilombolas. Ela destacou que as decisões foram tomadas com cautela, garantindo segurança jurídica e proteção ambiental.
Durante o evento inter-religioso “Fé no Clima”, a ministra afirmou que a COP30, que será sediada pelo Brasil, não será “uma festa”, mas sim um momento de intenso trabalho. Para ela, o sucesso da conferência depende de ações concretas contra as mudanças climáticas, especialmente em defesa de países vulneráveis, como pequenas ilhas já afetadas.
Marina também defendeu um “mutirão” pela preservação ambiental, reunindo lideranças políticas, religiosas, empresariais, povos tradicionais, mulheres e cientistas. Ela ressaltou que fé e ciência podem caminhar juntas e se complementar no enfrentamento à crise climática.