Política
Governo do Acre promove evento sobre uso de inteligência artificial na gestão pública

Em busca de integrar inovação e inteligência artificial à gestão pública, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a multinacional Cisco, promoveu nesta quinta-feira, 14, o evento “ExperiêncIA Cisco: conectando o Acre rumo à era da inteligência artificial”. Realizado na sede da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomercio), em Rio Branco, o encontro reuniu autoridades, especialistas e servidores para apresentar e debater soluções tecnológicas capazes de modernizar e transformar os serviços prestados à população.
Visando à modernização administrativa, o evento apresentou estratégias e casos práticos sobre como a inteligência artificial (IA) pode ampliar a inovação, otimizar processos e qualificar o atendimento ao cidadão acreano.
A programação contou com uma roda de conversa sobre “Inteligência artificial aplicada à gestão pública: desafios, oportunidades e soluções”, com a participação do secretário de Estado de Tecnologia da Informação e Comunicação, Elson Oliveira; do procurador do Estado, Paulo Jorge Silva; do professor e assessor do Ministério Público do Acre, Leonardo Vasconcelos; e do executivo de negócios de inteligência artificial Airan Junior.
O secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, ressaltou que a iniciativa faz parte de um processo contínuo de avanço tecnológico no Acre: “Estamos em busca de uma transformação disruptiva, trazendo um especialista internacional em inteligência artificial para nos ajudar a conhecer e aplicar essas ferramentas na gestão pública. É fundamental a participação dos secretários e servidores, para que possamos implementar mudanças efetivas, capazes de gerar melhorias concretas na vida dos cidadãos. Esse é o compromisso do governador Gladson Camelí: cuidar de pessoas, e é isso que pretendemos fazer”, afirmou.
A secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa, destacou o potencial da tecnologia: “A inteligência artificial oferece a capacidade de tornar nossas ações mais efetivas, desenvolver novas ideias e até realizar comparativos com experiências de todo o mundo, fortalecendo as atividades que realizamos aqui no Acre”.
Para a diretora de Infraestrutura do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Ana Beatriz Souza, o evento representa um passo inovador para a gestão pública: “Esta iniciativa é de grande importância, pois pode agilizar nossos processos internos, permitindo consultas rápidas a leis e fornecendo orientações assertivas para tornar nosso trabalho mais eficiente”.
O governo do Acre prossegue investindo em inovação e firmando parcerias estratégicas que contribuam para transformar a administração pública, colocando o cidadão no centro das decisões e garantindo que a tecnologia seja utilizada como instrumento de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.
Ingrid Andrad- Agência de Notícias do Acre
Foto: Maria Lídia Souza/Sead