Política
VÍDEO: Prefeitura de Rio Branco lança projeto Avança Ideb 2025 com o foco em mais qualidade na Educação Básica
Objetivando alcançar o primeiro lugar no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2025, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lançou na manhã desta segunda-feira (11), no auditório da Federação da Indústrias do Acre (Fieac), o programa Avança Ideb 2025, com foco no fortalecimento do aprendizado dos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
A iniciativa visa implementar estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos do 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, gerando taxa de crescimento no índice de aprovação e elevando os resultados do Ideb.
IDEB foto Val Fernandes 23
O Prefeito da capital acreana, Tião Bocalom enfatizou que o Avança Ideb é parte da série de investimentos aplicados desde o início de sua primeira gestão no Executivo municipal, buscando incansavelmente o crescimento e fortalecimento da educação municipal.
“Quando chegamos à prefeitura, o nosso foco era fazer uma educação forte e inovadora, com ensino de qualidade e alunos preparados desde as séries iniciais. Para isso realizamos investimentos que iniciaram com a valorização dos professores e servidores de apoio, depois a distribuição de tablets para os alunos, notebooks para professores e internet de qualidade nas escolas”, asseverou o gestor municipal.
O prefeito de Rio Branco também falou da construção de creches e programas da gestão: “Temos também a construção de creches para as crianças de 0 a 4 anos e muito mais. Adquirimos o Programa Mente Inovadora, o Programa Israelense, e fomos premiados em primeiro lugar em satisfação no Brasil. Mais recentemente, investimos na área de robótica, com equipamentos iguais aos usados na Alemanha. Poucas cidades brasileiras têm esse programa. Estou muito feliz com o trabalho do nosso secretário, que tem sido um guerreiro e parceiro. Estamos fazendo todo o investimento necessário para melhorar a qualidade do ensino da nossa cidade”, completou Bocalom.
IDEB foto Val Fernandes 1
O vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, explicou que o projeto foca especialmente no desempenho dos alunos que farão a Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2025, e que para reforçar essa preparação, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu e preparou material didático que auxiliará no aprendizado dos alunos do 5º ano, da educação municipal.
“Na nossa gestão, já crescemos muito nos indicadores do Ideb. Hoje, somos a segunda Capital do país, com pontuação de 6,4 apenas um décimo atrás de Goiânia. Este ano queremos ultrapassar essa marca. O caderno lançado é inédito, voltado exclusivamente para as turmas do 5º ano, em Matemática e Português, produzido pela nossa equipe”, explicou o secretário que acrescentou ainda que outros municípios também podem utilizar o material produzido.
“Outros municípios também poderão utilizar esse material. O objetivo principal é melhorar cada vez mais o aprendizado e, consequentemente, nossos indicadores. Esse é um pedido constante do prefeito, que investe em tecnologia e inovação para garantir educação de qualidade. Já pensamos em produzir materiais semelhantes para outras séries, desde o 1º até o 5º ano, para que os alunos cheguem mais preparados”, pontuou.
A professora Ítala Rolim, destacou a importância de todos os investimentos realizados pela Prefeitura de Rio Branco com foco na melhoria da qualidade do ensino no município.
É importantíssimo, porque nossas crianças precisam disso, de estímulo, de valorização, para que eles possam ser, realmente, protagonistas da educação, e no final, possam brilhar. Hoje nós estamos aqui no lançamento do projeto Avança Ideb, que já iniciou na escola, nós estamos praticando desde o primeiro bimestre, já, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e essa valorização da sala de aula, do aluno como o protagonista da educação”, frisou ítala.
IDEB foto Val Fernandes 18
A professora falou que o projeto Avança Ideb, traz questões que são pertinentes para os alunos que tiveram dificuldade nos anos anteriores e falou dos programas da educação de Rio Branco: “O Avança Ideb traz questões que ajudam os alunos de anos anteriores e o MenteInovadora, ele traz de uma maneira lúdica, através da brincadeira, em que eles possam desenvolver tanto a proficiência leitora quanto a habilidade do desenvolvimento cognitivo, do raciocínio lógico. Então, ao mesmo tempo que eles brincam, eles estão aprendendo. É importantíssimo, é um casamento que vai trazer o sucesso para os meninos no futuro”, enalteceu a educadora.
O que é o Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, tanto em escolas públicas quanto privadas. Ele combina o fluxo escolar (taxa de aprovação) com o desempenho dos alunos em avaliações padronizadas (Saeb), buscando um retrato abrangente da qualidade da educação. O Ideb é calculado a partir de dados do Censo Escolar e do Saeb, e seu resultado varia de 0 a 10, sendo que o valor 6 é considerado uma meta de qualidade comparável aos países desenvolvidos.
A capital acreana, Rio Branco alcançou o índice 6,4 ficando como a segunda capital com o melhor índice do Brasil. A primeira colocada foi a capital do estado do Goiás, Goiânia que teve índice 6,5.
Como é calculado esse índice?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com base na combinação de dois indicadores principais: a taxa de aprovação escolar e o desempenho dos alunos em avaliações de larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Exemplo: Se uma escola tem taxa de aprovação de 90% (0,9) e a média dos alunos no Saeb é 7, o Ideb seria 6,3 (0,9 x 7). Em resumo, o Ideb reflete a combinação do desempenho dos alunos nas avaliações com a capacidade da escola de manter os alunos aprendendo e avançando de ano, buscando um equilíbrio entre qualidade do aprendizado e fluxo escolar.
Gleydison Meirelles/Secom