Conecte-se conosco

Política

Prefeitura de Rio Branco fortalece parcerias para acelerar avanços no saneamento básico do Acre

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nessa terça-feira (29), de uma reunião decisiva em Brasília, com dirigentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acompanhado do Secretário de Planejamento do Governo do Acre, Ricardo Brandão.

A reunião teve o intuito de garantir apoio técnico e operacional para a elaboração e atualização dos planos municipais de saneamento básico, fazendo parte de uma estratégia para fortalecer a gestão do saneamento nos municípios acreanos, especialmente com foco na conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento, que exige avanços nos serviços essenciais.

“Estamos aqui em Brasília, buscando o apoio da Funasa para avançarmos na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Com essa parceria, garantiremos a melhoria dos serviços essenciais de água, esgoto e resíduos sólidos em todo o Acre, cumprindo as metas de universalização até 2033. Sabemos que o desafio é grande, mas com união e diálogo, vamos transformar a realidade dos nossos municípios e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, evidenciou Tião Bocalom.


Durante o encontro, foi discutida a importância de uma parceria estratégica com a Funasa para viabilizar a melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos, fundamentais para a qualidade de vida da população.

O presidente da Funasa, Alexandre Motta, reafirmou o compromisso do governo federal com a Região Norte e a prioridade para o Acre, destacando que a Fundação planeja uma visita ao estado para compreender melhor os desafios enfrentados no setor.

“Nosso objetivo é estabelecer um diálogo mais próximo com o estado e trabalhar em conjunto para construir soluções definitivas para o saneamento na região”, afirmou Motta.

Com o respaldo da Funasa, o Acre avançará na elaboração dos planos municipais de saneamento, assegurando que todos os 21 municípios do interior do estado cumpram as metas de universalização do saneamento até 2033.

A parceria com a Funasa promete impulsionar a implementação de medidas para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de vida nos municípios acreanos, com destaque para a ampliação e aprimoramento dos serviços de saneamento básico em todo o estado.

Além de Tião Bocalom e Ricardo Brandão, a reunião contou com a presença de José Bestene, presidente do Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre), Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), Luís Almir, presidente da Ageac (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre), e Emerson Leão, diretor do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO).

Luana Lima/Secom

Compartilhe a notícia: