O compromisso com o atendimento à população que estará presente durante as nove noites da 50 ª edição da Expoacre, em Rio Branco, será garantindo pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que confirma presença durante todas as noites, com atendimentos, orientações e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pela pasta e por instituições sociais.
A SEASDH estará levando Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com projetos de desenvolvimento social voltados para crianças e adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, projetos de fortalecimento da segurança alimentar, além de mães atípicas, solo, em situação de rua e outros.
Representando a vice-governadora e secretária da pasta Mailza Assis, a secretária adjunta Amanda Vasconcelos frisa que o principal objetivo de expor as atividades da secretaria é exatamente levar ao conhecimento da população o trabalho diário voltado à garantia de direitos e à proteção social:
“Levar ao conhecimento da população as atividades que a secretaria desenvolve, nos colocar à disposição para essas garantias e para essas demandas que são inerentes à sociedade. E também fazer com que as pessoas tenham conhecimento de que, além do que a Secretaria desenvolve no âmbito administrativo, há todo o apoio que ela vem prestando às instituições que cumprem esse papel social”, destacou.
A iniciativa de levar as OSCs busca expor para a população, o trabalho executado por algumas organizações que recebem financiamentos da secretaria e executam atividades sociais, podendo assim demonstrar para a sociedade o papel que vêm desempenhando no dia a dia. Além de poder atrair a valorização do público que estará visitando os estandes e a possibilidade de novos recursos para continuação das atividades.
As noites contarão com apresentações culturais dos projetos Axé Capoeira, da Casa das Oportunidades com apresentação de Jiu-Jitsu, banda de música com o Instituto Vida, apresentações culturais com mães e mulheres, o projeto mãos solidárias, atendimento de saúde, a divulgação do viveiro de Hortaliças do Acre HortAcre, que estará com uma estrutura no parque de exposições, com objetivo de promover formas de produção e alimentação saudável e sustentável para a população.
Além da divulgação das políticas de assistência social e direitos humanos como criança e adolescente, migrantes, apátridas e refugiados, combate à xenofobia, ao tráfico de pessoas, idosos, pessoas com deficiência, povos originários e tradicionais, população em situação de rua, igualdade racial, registro civil e orientações sobre os programas Bolsa Familia/Cadastro Único, o programa de Erradicação ao trabalho Infantil (Peti), Criança Feliz, do Centro de Referência em Direitos Humanos, da promoção da igualdade racial, dos direitos da pessoas LGBTQIA+ e muitos outros.
Em nome da vice-governadora Mailza, Amanda Vasconcelos convida toda a população de Rio Branco e dos demais municípios que participarão da maior feira agropecuária do estado a visitar o estande da secretaria e conhecer mais sobre a atuação da pasta.
“A gente convida a população para frequentar. Está sendo tudo muito bem pensado, organizado, para receber com muito acolhimento essas pessoas que vão buscar os serviços e também que vão ter conhecimento daquilo que são as atividades que a secretaria desenvolve e as atividades das instituições que o governo do Estado apoia”, convidou.
Na quinta-feira, 24, os grupos escalados para prestar os atendimentos na Expoacre se reuniram para uma última reunião de planejamento das ações, demonstrando a organização e alinhamento da pasta. O estande também terá disponível durante todas as noites um intérprete de libras um responsável do conselho tutelar para orientações e atendimentos de ocorrências, garantindo ainda mais o acesso aos serviços.
Programação
26/07 (Sábado) Tema: Criança e Adolescente
Ações voltadas às políticas públicas para crianças e adolescentes: Programa Criança Feliz e PETI. Apresentação da Federação Casa das Oportunidades Jiu-Jitsu; Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre
27/07 (Domingo) Tema: Inclusão Social
Informações sobre os programas sociais: Bolsa Família, CADÚnico, e Brasil Sem Fome. Apresentação cultural: Musical Axé Capoeira; Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre
28/07 (Segunda-feira) Tema: Nós Existimos
Política de atenção a migrantes, refugiados, apátridas, população em situação de rua, combate ao tráfico de pessoas.
29/07 (Terça-feira) Tema: Inclusive Eu
Políticas públicas para idosos e pessoas com deficiência. Apresentação Cultural com a APAE; entrega de próteses do Projeto Mãos Solidárias; Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre.
30/07 (Quarta-feira) Tema: Somos Todos Um
Promoção da Igualdade Racial, Diversidade Religiosa e Direitos da População LGBT+. NAST fará atendimento ao servidor com foco em saúde e qualidade de vida. Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre
31/07 (Quinta-feira) Tema: Criança e Adolescente
Ações dos programas Criança Feliz e PETI. Apresentação Cultural do Instituto Vida – Projeto Gol de Placa. Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre
01/08 (Sexta-feira) Tema: Inclusão Social
Reforço das ações dos programas: Bolsa Família, CADÚnico, Brasil Sem Fome. Apresentação do projeto Mães da Ciência – Mães solo em situação de rua; Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre
02/08 (Sábado) Tema: Nós Existimos
Discussão sobre políticas para migrantes, refugiados, população em situação de rua, combate ao tráfico de pessoas. Apresentação Cultural do projeto Mentes Azuis – Mães Atípicas. Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre.
03/08 (Domingo) Tema: Nossas Raízes
Políticas públicas voltadas para Povos originários e Comunidades Tradicionais. Projeto HortAcre – Viveiro de Hortaliças do Acre e Apresentação Musical com Sanfona.
Carolina Torres-Agência de Notícias do Acre