Outras
Com brilho e emoção, Rainha do Rodeio é escolhida em grande festa

Entre chicotes, coreografias e sons do berrante, Camila Assunção foi eleita Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 na quinta-feira, 24, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Rio Branco. A disputa foi acirrada entre as 12 concorrentes do concurso organizado pela Associação dos Colunistas do Acre (Acos) e governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
As candidatas se apresentaram e mostraram todo seu talento aos jurados, que somaram as notas para que a Rainha do Rodeio 2024, Hilary Katrynne, passasse a coroa à realeza 2025, Camila Assunção, de 21 anos. A Rainha do Rodeio recebeu o prêmio de R$ 10 mil e a Princesa do Laço, Miriane Rodrigues, de 18 anos, de Bujari, levou para casa o valor de R$ 5 mil.
A festa foi marcada com o tocar do berrante de Shirlei Lessa e pelas apresentações coreografadas, além dos trajes, que se destacaram pela beleza e brilho. A torcida organizada das candidatas também foi um dos destaques da noite.
De acordo com o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, a escolha da Rainha do Rodeio é tradição. “Sempre antes de iniciar a Expoacre, a gente tem a escolha das belezas que vão representar essa linda festa. Estamos, mais uma vez, reunidos com a Associação dos Colunistas do Acre para escolher essas belezas. Esta noite vamos eleger a Rainha do Rodeio e a Princesa do Laço, e as candidatas que não ganharem terão a chance de concorrer à Madrinha durante a feira”, explicou.
Marcelo ressalta, ainda, que a Expoacre deste ano, que celebra 50 edições da feira, será a maior da história e destaca a ocupação da rede hoteleira na capital. “Temos recebido do comércio a informação de que está muito movimentado. Nós também já temos pessoas de Rondônia, de outros estados e países aqui para participar da feira. O governo do Acre está extremamente feliz em realizar esta festa”, explica.
Roberta Lima, uma das organizadoras do evento, fala da emoção de realizar mais uma edição do concurso: “É sempre uma emoção muito grande, porque não estamos lidando apenas com beleza, mas também com sonhos. Quando elas ganham o título de Rainha do Rodeio e Princesa do Laço, elas realizam sonhos, porque elas investem muito para estar aqui concorrendo ao título”.
De acordo com Gigi Hanan, também organizador, o evento é realizado pela Acos há 26 edições. “Nós amamos fazer. É um evento grandioso, que começou simples e agora está gigantesco, mas que, com muito trabalho e doação, nós conseguimos entregar”, ressalta.
Rainha do Rodeio 2025
Camila Assunção, eleita Rainha do Rodeio 2025, comenta a emoção de ser coroada: “É uma emoção muito grande. É muito gratificante conseguir o título e representar a 50ª Expoacre. Já são 50 anos de tradição e nós vamos com tudo, representar da melhor forma. A preparação foi muito desafiadora, mas o final nos mostra que somos capazes”, destaca.
A Princesa do Laço, Miriane Rodrigues, relembra os meses de ensaio e destaca o esforço dedicado à conquista do título. “Era uma coisa que eu queria muito realizar. Eu espero fazer um reinado bem bonito, assim como as outras também”, afirma.
Durante o certame, diversas candidatas aderiram à campanha “Feminicídio zero”, do governo do Estado, exibindo vídeos no telão e distribuindo flores às juradas do concurso, além de mostrarem cartazes incentivando a doação ao Hospital de Amor. No decorrer das apresentações também foi exibida uma homenagem ao jornalista acreano Douglas Richer, que faleceu em fevereiro deste ano, em São Paulo, e que tradicionalmente cobria a escolha da realeza da Expoacre e todas as noites de feira.
O coordenador de passarela do concurso, Luiz Vasconcelos, anunciou a saída do certame após oito anos atuando diretamente com a preparação das candidatas. “Prometi que não ia me emocionar, mas pedi para quebrar o protocolo e anunciar aqui a minha saída do concurso. Agradeço às meninas, à Roberta, ao Gigi e ao secretário Marcelo Messias, que me aceitaram aqui”, disse.
Maria Fernanda Arival-Agência de Notícias do Acre
Foto: Bruno Moraes/Sete