Conecte-se conosco

Social

INSS começa a devolver valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas

Publicado

em

Começa nesta quinta-feira (24) o pagamento da devolução dos descontos indevidos realizados por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Têm direito ao reembolso os beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal até o dia 21 de julho.

O pagamento será feito diretamente na conta em que o benefício é depositado, em parcela única, com correção pela inflação oficial (IPCA). A ordem de pagamento seguirá a data de adesão: quem aderiu primeiro, recebe primeiro. Segundo o INSS, cerca de 714 mil pessoas já aderiram, e estima-se que 1,4 milhão tenham direito ao ressarcimento.

A adesão pode ser feita até 14 de novembro, gratuitamente, pelo aplicativo ou site *Meu INSS* ou em agências dos Correios. A Central 135 está disponível apenas para informações.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, destacou que, ao aderir ao acordo, o beneficiário não precisa contratar advogado e ainda pode processar as associações responsáveis pelas cobranças indevidas. Já foram bloqueados R\$ 2,8 bilhões dessas entidades por meio de ações judiciais.

Estão aptos a aderir os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não receberam resposta em até 15 dias úteis. Mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo.

Por Acreonline.net

Compartilhe a notícia: