Cultura
Concurso da Rainha do Rodeio aposta em novidades na 50ª edição da Expoacre

O concurso Rainha do Rodeio, promovido pela Associação dos Colunistas Sociais do Acre (Acos), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), chega à 26ª edição com novidades. A grande final será realizada no dia 24 de julho, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), quando serão escolhidas a Rainha e a Princesa da Expoacre.
A grande novidade está no método de escolha da Madrinha dos Peões, que será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. De acordo com Roberta Lima, uma das organizadoras do concurso, serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.
“Diferentemente dos outros anos, nós fizemos uma nova roupagem. Nós fizemos uma pré-seletiva e escolhemos 10 candidatas de Rio Branco e três meninas dos municípios. No dia 24, nós vamos promover uma apresentação delas, onde será escolhida a Rainha e a Princesa. Após o resultado, por meio de júri técnico, vai acontecer a votação online das outras candidatas. Elas vão poder fazer campanha dentro da Expoacre, disponibilizando um QR Code para votação, além dos totens disponíveis pelo parque. Será disponibilizada internet grátis, pela parceria com a Sem Fronteiras”, explica.
De acordo com Gigi Hanan, também organizador, a seletiva aconteceu em 3 de julho. “As inscrições foram abertas em junho e esse ano totalizaram 87 meninas inscritas. Nós fizemos a pré-seletiva, onde ficaram as finalistas. Temos meninas representando três municípios e dez pela capital”, destaca.
Para o titular da Sete, Marcelo Messias, o concurso faz parte da história da Expoacre. “É uma tradição. Todos os anos as pessoas aguardam para saber quem será a eleita, que carregará o título de Rainha do Rodeio. Com uma nova roupagem, o concurso da 50º edição da Expoacre com certeza será um sucesso, assim como a feira”, ressalta.
Luiz Vasconcelos, coordenador de passarela do concurso, destaca que as inscritas elevaram o nível do concurso. “Nós temos representantes do Bujari, Xapuri e Porto Acre, além da capital. As meninas são acadêmicas de diversos cursos, como Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de candidatas que já são formadas. Nossa expectativa é grande. Elas estão bem preparadas, fazendo ensaios fotográficos e campanhas maravilhosas na internet. Certamente vão chegar com tudo no concurso”, afirma.
O gerente-geral da Sem Fronteiras, Rian Souza, explica que foi chamado para a parceria e destaca a atuação da empresa no concurso. “É uma felicidade a gente ser convidado a participar. É um fomento à cultura. A gente vê o quanto as meninas ficam esperando por esse momento. Eu acho que é bom e fomenta todo o estado a participar e engajar na Expoacre, que tem dinâmicas para todos os públicos. A Sem Fronteiras é sinônimo de inovação e tecnologia e, para a votação, a gente pensou em um link para votação online, uma coisa popular mesmo, e foi acatado pela secretaria, onde a gente vai conseguir trazer um dinamismo na votação”, conclui.
Cavalgada 2025
Como em anos anteriores, além de diversas premiações, a realeza eleita fará parte da Cavalgada de abertura da Expoacre. Os detalhes sobre a festa de abertura, programação e atrações serão divulgadas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16, às 9h, na sede da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) – Rua Floriano Peixoto, nº 470 – Centro, Rio Branco.
Maria Fernanda Arival- Agência de Notícias do Acre