Outras
Terra gira mais rápido e registra dias mais curtos em julho e agosto

Entre julho e agosto de 2025, a Terra deve girar mais rapidamente, reduzindo a duração dos dias em milissegundos uma tendência que vem se repetindo desde 2020. Segundo o IERS e o Observatório Naval dos EUA, nesta quarta-feira (9), o planeta girou 1,30 milissegundo mais rápido que o normal. Novos picos são esperados para os dias 22 de julho e 5 de agosto, sendo este último o mais curto do ano.
Variações na rotação da Terra são influenciadas por diversos fatores, como terremotos, deslocamentos internos, marés e, principalmente, pela interação com a Lua. Normalmente, espera-se uma desaceleração gradual, mas desde 2020 a Terra tem surpreendido com uma aceleração crescente. Em 2024, por exemplo, um dos dias foi 1,66 milissegundo mais curto que o habitual.
Embora essas mudanças sejam quase imperceptíveis para o cotidiano, elas afetam diretamente sistemas de alta precisão, como satélites e GPS. O IERS seguirá monitorando o fenômeno para confirmar se estes realmente serão os dias mais curtos do ano.
Por Ronaldo Duarte