Conecte-se conosco

Política

Rio Branco fortalece Busca Ativa Escolar e reforça compromisso com o direito à Educação

Publicado

em

O Núcleo de Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação realizou, mais uma ação voltada à identificação de crianças que faltam à escola, sem justificativa, por mais de três dias. Quando isso ocorre, a escola aciona a equipe da Busca Ativa Escolar, que entra em contato com os pais ou responsáveis para oferecer apoio e compreender os motivos da ausência.

A ação de cuidado com as crianças acontece diariamente por meio do trabalho da equipe de Busca Ativa Escolar. Francely Andrade, supervisora do núcleo, destaca a importância dessa atuação.

“Nosso trabalho é garantir o retorno das crianças à sala de aula, assegurando seu direito à educação e à saúde. Quando uma criança falta repetidamente sem justificativa, visitamos sua residência para entender a situação e oferecer o suporte necessário. Muitas vezes, identificamos casos de vulnerabilidade social, problemas de saúde ou dificuldades familiares. Atuamos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Saúde, e, em situações mais graves, com o Projeto Rhuamm e o Conselho Tutelar. Nosso olhar é sempre acolhedor e sem julgamentos, buscando compreender cada realidade”, explicou.

A gestora do núcleo Busca Ativa Escolar, Neyvanara da Silva Ferreira, destacou o recebimento do selo Unicef, uma marca para a educação municipal.

“A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa prevista no Selo Unicef, que reconhece municípios comprometidos com os direitos de crianças e adolescentes. Em Rio Branco, o núcleo realiza ações diárias para localizar e reintegrar alunos fora da escola, em parceria com as áreas de educação, saúde, assistência social e, quando necessário, com órgãos como o Conselho Tutelar e a Defensoria Pública — sempre com o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças do município”, evidenciou.

Com o novo organograma da Secretaria Municipal de Educação, a Busca Ativa Escolar passou a integrar oficialmente a estrutura da pasta como um núcleo permanente. A iniciativa, transformada em núcleo pelo secretário Alysson Bestene, tem como objetivo identificar, acompanhar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola, em situação de evasão ou em risco de evasão — ou seja, estudantes com altas taxas de faltas. A política pública, já formalizada por decreto do prefeito Tião Bocalom, reforça o compromisso do município com a garantia do direito à educação para todos.

“Cada criança fora da escola é uma história interrompida. Por isso, transformar a Busca Ativa Escolar em um núcleo permanente dentro da nossa Secretaria é mais do que uma medida administrativa  é um compromisso com a vida, com o futuro e com a dignidade de cada menino e menina do nosso município”, asseverou Alysson Bestene.

Amanda Lima

Compartilhe a notícia: