Conecte-se conosco

Política

Escolas têm até 31 de julho para atualizar Censo Escolar 2025

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) reforça o alerta aos gestores escolares que o prazo para atualização do Censo Escolar 2025 se encerra no próximo dia 31 de julho. A etapa é fundamental para garantir a computação dos dados corretos que impactam diretamente os indicadores de qualidade da Educação, principalmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb avalia o desempenho da educação básica a partir de dois critérios: o fluxo escolar, que corresponde à taxa de aprovação dos estudantes e a proficiência, medida por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No Ensino Fundamental, as provas do Saeb são aplicadas aos 2º, 5º e 9º anos. Já no Ensino Médio, são aplicadas especificamente à 3ª série.

“A atualização do Censo é um compromisso que cada escola deve assumir. É a partir desses dados que avaliamos o acesso, a permanência e o desempenho dos estudantes. Sem informações corretas, o planejamento educacional fica comprometido e os resultados do Ideb podem ser impactados negativamente”, explica Cleice Oliveira, coordenadora de língua portuguesa do Projeto Ideb da SEE.

Para garantir a veracidade das informações, cada escola deve atualizar o Censo de acordo com o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional do Acre (Simaed), conferindo os estudantes ativos, os transferidos e assegurando que os dados estejam de acordo com a realidade da escola.

O Censo Escolar é um dos principais instrumentos de coleta de dados da educação brasileira. As informações subsidiam políticas públicas e contribuem para o aprimoramento das estratégias educacionais em todo o país.

Sobre o Projeto Ideb


O Projeto Ideb é uma iniciativa da SEE que visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem da educação básica. A ação contempla formações continuadas de professores da rede e a utilização de cadernos de atividades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, que servirão como instrumentos de apoio pedagógico em sala de aula, com foco o Saeb.

Com foco na recomposição das aprendizagens e no avanço dos indicadores educacionais, os materiais foram elaborados para auxiliar professores e estudantes na consolidação dos conhecimentos essenciais, contribuindo para o fechamento do ciclo e para a melhoria dos resultados no Ideb.

Dayana Soares-Agência de Notícias do Acre

Foto: Mardilson Gomes/SEE

Compartilhe a notícia: