Conecte-se conosco

Outras

Eclipse solar total já tem data marcada, mas ninguém vivo hoje poderá presenciar o fenômeno

Publicado

em

A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa), agência espacial dos Estados Unidos, divulgou em sua página oficial que o eclipse solar total mais longo da história já tem data marcada, mas ninguém vivo hoje poderá presenciar o fenômeno.

Isso porque o eclipse está previsto para ocorrer em 16 de julho de 2186, ou seja, daqui a 161 anos.

Ainda segundo a Nasa, ele deve durar impressionantes sete minutos e 29 segundos, tempo considerado raro para esse tipo de evento.

Sua trajetória completa poderá ser vista em somente uma faixa limitada do planeta, passando por países do norte da América do Sul como Colômbia, Venezuela e Guiana. Já em outras regiões, como o Brasil, será visto apenas parcialmente.

Tipos de eclipse e quando ocorrem
Segundo a Nasa, um eclipse solar ocorre quando a Lua passa diretamente entre o Sol e a Terra. Quando a Lua bloqueia completamente o Sol, é chamado de eclipse solar total.

Quando a Lua bloqueia somente parte do Sol, é chamado de eclipse parcial. Já quando a Lua bloqueia todo o Sol, exceto por um pequeno anel ao redor da borda, o fenômeno é chamado de eclipse anular.

Em alguns casos, o eclipse pode ser anular em certos pontos e total em outros, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra. Isso é conhecido como eclipse híbrido.

Eclipse total mais curto
O eclipse solar total mais curto da história aconteceu há 1.106 anos, no dia 3 de fevereiro de 919 d.C., e durou somente nove segundos.

Em 2024, por exemplo, milhares de pessoas se mobilizaram para assistir a um eclipse total do Sol, que transformou o dia em noite por alguns minutos.

Por Hebert Dabanovich

 

Compartilhe a notícia: