A Polícia Civil do Acre está representada no III Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRA), promovido pela Polícia Federal em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), por meio da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera). O curso teve início na última segunda-feira, 30, em Manaus (AM), e segue até o dia 4 de julho, com aulas técnicas e práticas voltadas ao combate à lavagem de dinheiro e à recuperação de ativos.
O coordenador da Divisão Especializada de Investigação Criminal (Deic), delegado Pedro Paulo Buzolin, representa a Polícia Civil do Acre na capacitação, que reúne 60 alunos, incluindo policiais civis de 19 unidades da federação e representantes das 27 Superintendências da Polícia Federal.
A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Polícia Civil do Amazonas e contou com a presença de representantes da PF, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, da Polícia Civil estadual e da SENASP. As aulas ocorrem no Centro Universitário Fametro e fazem parte de uma ação estratégica para o fortalecimento das estruturas de inteligência financeira em todo o país.
“Participar deste curso é uma oportunidade estratégica para aprofundarmos os conhecimentos em inteligência financeira e avançarmos na eficiência das investigações relacionadas à lavagem de dinheiro e ao crime organizado. O Acre tem atuado de forma incisiva na repressão a crimes patrimoniais e esse tipo de capacitação fortalece ainda mais o nosso trabalho”, afirmou o delegado Pedro Paulo Buzolin.
O curso visa estabelecer um ambiente institucional de cooperação e segurança para o compartilhamento de experiências, boas práticas e técnicas modernas no combate aos crimes econômicos. A programação também oferece suporte logístico, incluindo alojamento em rede conveniada e estrutura adequada aos participantes.
“A Polícia Civil do Acre tem investido de forma consistente na qualificação de seus quadros, especialmente em áreas sensíveis como a investigação de crimes financeiros. A participação no CIRA reforça nosso compromisso com uma atuação moderna, integrada e alinhada com os melhores padrões nacionais de combate à criminalidade”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel.
A expectativa é de que os conhecimentos adquiridos no curso sejam aplicados diretamente nas ações desenvolvidas pela Polícia Civil do Acre, fortalecendo ainda mais a articulação com as instituições federais e estaduais no enfrentamento a crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
Marcelo Torres-ASCOM-PC