Social
Veja o calendário atualizado da restituição do Imposto de Renda

O calendário de restituições do Imposto de Renda 2025 já está disponível, proporcionando informações essenciais a milhões de brasileiros. A Receita Federal programou o pagamento do terceiro lote para o dia 31 de julho. O quarto lote está marcado para 29 de agosto e o quinto e último lote ocorrerá em 30 de setembro.
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º e último lote: 30 de setembro
Os contribuintes poderão verificar a data exata do depósito da restituição uma semana antes do pagamento. Essa consulta deve ser feita no site oficial da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e selecionando a opção “Consultar a Restituição”.
Como acompanhar os pagamentos
O terceiro lote está agendado para 31 de julho. O pagamento será feito diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte. Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar o portal da Receita Federal. Durante a navegação, deve-se verificar o status da declaração para confirmar se está na fila de restituição.
Se a situação estiver como “processada, na fila da restituição”, é importante aguardar a liberação nos próximos lotes. Verificações adicionais podem ser feitas através do e-CAC, um sistema que fornece o extrato de processamento da declaração, permitindo identificar pendências e tomar medidas corretivas quando necessário.
Prioridade na restituição
Os lotes de restituição seguem uma ordem de prioridade definida por lei. Inicialmente, são atendidos idosos, pessoas com doenças graves e portadores de deficiência. Existem também prioridades para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e para contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix.
Esses critérios visam garantir que as devoluções ocorram de forma eficaz.
A restituição do IR 2025 mantém o padrão habitual de pagamentos, realizados em cinco lotes. Os valores devolvidos têm correção com base na taxa Selic, o que representa um benefício adicional para aqueles que recebem nos lotes posteriores.
No segundo lote de restituições, mais de 6,5 milhões de contribuintes foram beneficiados, com um total de R$ 11 bilhões distribuídos.
Por Alan da Silva- mix