Política
Governo do Acre amplia diálogo com entidade britânica Standard Chartered Bank para parcerias corporativas sustentáveis

O governador do Acre, Gladson Camelí, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 30, em São Paulo, com representantes do banco britânico Standard Chartered, uma das maiores instituições financeiras globais com presença em mais de 70 países. O encontro, realizado na sede do banco, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, contou com a participação da CEO da instituição no Brasil, Germana Cruz, e de Daniel Guiotti, head of International Corporates para a América Latina.
A reunião teve como foco a construção de uma parceria internacional voltada para o fortalecimento das ações ambientais do Acre, especialmente no que se refere a mecanismos de cooperação para combater as mudanças climáticas. O governador reforçou aos representantes do banco o convite para que visitem o estado e conheçam de perto os projetos em andamento na área da sociobiodiversidade.
“É uma grande reunião que trará muitos benefícios para o desenvolvimento do Acre na pauta ambiental. Fomos muito bem recebidos pela CEO Germana Cruz e aproveitamos a oportunidade para convidá-la a visitar o Acre no próximo mês. Vamos juntos desenvolver e cuidar das pessoas”, afirmou Camelí.
Durante o encontro foi discutida a importância de iniciativas que valorizem a floresta em pé, dentro de um modelo de economia socioambiental. O estado do Acre é responsável pela preservação de uma área florestal de aproximadamente 141,2 mil km², o que representa cerca de 86% de seu território.
O presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA), Ernandes Negreiros, também esteve presente no encontro e destacou: “Estamos construindo uma nova bioeconomia e agricultura sustentável que possa se manter mesmo quando o desmatamento zero for uma realidade”.
Já o secretário de Estado de Fazenda, Amarísio Freitas, reforçou que “as finanças climáticas são pauta recorrente que impacta o orçamento dos Estados e que existem grandes desafios que precisam ser atendidos imediatamente quando a população é afetada por sinistros, que estão acontecendo com maior frequência”.
O Standard Chartered demonstrou grande interesse nos projetos acreanos. Daniel Guiotti reforçou a relevância do equilíbrio ambiental e econômico: “Hoje, faz mais sentido, do ponto de vista econômico, manter a floresta em pé do que derrubá-la para enviar madeira bruta para fora”.
A reunião também contou com a presença do general manager do projeto de carbono da CDSA, Victor Hugo Rondon.
Na ocasião, foi destacada a visita técnica da comitiva internacional da empresa Sylvera ao Acre, agendada para o mês de julho. A Sylvera é referência mundial em transparência e rastreabilidade no mercado de carbono, utilizando tecnologias de ponta como inteligência artificial, aprendizado de máquinas, uso de sensores Lidar e equipamentos com patentes próprias para calcular biomassa, estoque e floresta com uma precisão sem precedentes — metodologia que será utilizada pela primeira vez na América do Sul, em parceria com o governo do Estado.
Com forte atuação no Brasil desde a década de 1970, o Standard Chartered presta serviços financeiros a grandes corporações, governos e investidores por meio de seu escritório de representação em São Paulo. Globalmente, a instituição emprega cerca de 73 mil pessoas e é reconhecida por conectar seus clientes a oportunidades de crescimento sustentável na Ásia, África e Oriente Médio.
A articulação liderada pelo governo acreano, por meio da da Secretaria de Fazenda, visa posicionar o estado como referência internacional em sustentabilidade e inovação na gestão de serviços ambientais, atraindo investimentos que beneficiem a floresta e, principalmente, as pessoas que dela dependem.
Samuel Bryan-Agencia de Notícias do Acre
Foto: José Caminha/Secom