Na madrugada desta terça-feira (17), cerca de 137 cabeças de gado apreendidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram furtadas de um frigorífico em Brasiléia. Os animais haviam sido recolhidos durante a Operação Suçuarana, que combate a criação ilegal de gado na Reserva Extrativista Chico Mendes.
Segundo o ICMBio, o gado estava no frigorífico Norte Acre, com o qual havia sido firmado um acordo comercial para recebimento e abate dos animais. No entanto, a empresa afirma que foi pega de surpresa, que não compactua com a operação e que recebeu os animais por entender que se tratava de uma ordem judicial. Afirmou ainda que não irá abater nenhum animal e solicitou a retirada dos que restaram — cerca de 60 cabeças.
O ICMBio repudiou o furto e denunciou ameaças ao dono do frigorífico. Segundo o órgão, criminosos arrombaram o local, romperam cadeados e roubaram os animais, que seriam destinados à merenda escolar. O instituto considera o ato uma tentativa de sabotagem da operação e afirma que está tomando providências para dar continuidade à fiscalização.
A Operação Suçuarana, que ocorre há quase duas semanas, tem o apoio de forças federais e estaduais e já aplicou mais de R\$ 1,1 milhão em multas. A ação visa combater a pecuária ilegal, apontada como principal causa de desmatamento na Resex, onde só é permitida criação de gado em pequena escala por moradores autorizados. Três pessoas chegaram a ser presas por tentativa de invasão à base do ICMBio.
Nota – ICMBio no Acre
“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem a público repudiar e denunciar a ação criminosa que ocorreu nesta madrugada (17) na cidade de Brasiléia, no Acre, quando um grupo invadiu o frigorífico onde estava armazenado o gado ilegal apreendido pela Operação Suçuarana, realizada na Reserva Extrativista Chico Mendes. Este ato criminoso se soma a ameaças de morte ao dono do frigorífico.
Este grupo destruiu o muro, rompeu o cadeado do local, soltou e roubou dezenas de cabeças de gado que seriam abatidos e destinados à merenda escolar de milhares de crianças. Esta é mais uma ação de criminosos que tentam, desde o início da operação, inviabilizar a ação dos órgãos federais que combatem a criação ilegal de gado em terras publicas.
O Instituto Chico Mendes reitera que está tomando todas as providências para que a operação prossiga com êxito. Estas ações criminosas, que constituem crime federal de obstrução de fiscalização, serão apuradas pela polícia”
Nota – Empresa Norte Carnes
“A empresa Norte Carnes vem por meio desta esclarecer que não compactua com os fatos ocorridos na Operação Suçuarana, que a empresa também foi pega de surpresa quanto a chegada dos animais em sua estrutura, pois o que foi informado é que o gado seria levado para outro frigorífico e que devido à dificuldade no transporte, levaram até lá.
A empresa foi informada que se tratava de cumprimento de uma ordem judicial, por isso não teve como recusar o recebimento, desde então a empresa e seus funcionários viraram alvos de várias acusações e ameaças que isto está gerando vários problemas para a mesma.
Devido aos fatos, informamos que a partir deste momento a empresa não irá abater mais nenhuma cabeça de gado proveniente desta operação é que o gado que está no curral foi solicitado para o órgão que realizou a apreensão fazer a retirada do mesmo.”
Por Ronaldo Duarte