Conecte-se conosco

Outras

Programa Mulheres Mil certifica mais de 80 microempreendedoras individuais em parceria com o Estado

Publicado

em

O Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio de termo de cooperação com o Gabinete da Vice-Governadora Mailza Assis, certificou 86 novas microempreendedoras individuais. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira (16/06), no auditório da Reitoria do Ifac.

O evento contou com homenagens a docentes e diretores das escolas que colaboraram para a realização das aulas: Isabel Cristina de Moraes Lima Aguiar, da Escola João Paulo II (bairro Sobral), recebeu em nome dos demais diretores; Antônio Francisco da Silva de Lima, da Escola Frei Heitor Maria Turrini (Cidade do Povo); e a capitã Maria Ivanilce Rodrigues Pontes, do Colégio Militar Estadual Tiradentes (bairro Calafate).

Estiveram presentes o reitor do Ifac, Fábio Storch; a secretária-adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, representando a vice-governadora; a pró-reitora de Extensão, Luana Melo; o diretor-geral do Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio; e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa.

Agradecimentos e relatos de transformação – Durante os discursos, representantes das turmas expressaram gratidão ao Ifac e aos parceiros pela oportunidade de formação e crescimento pessoal proporcionada pelo curso. “Nós agradecemos a oportunidade que nos foi concedida de participar desse curso. Aprendemos que somos mulheres empoderadas, com potencial de crescimento”, declarou Ana Cláudia Félix, representante da turma do bairro Sobral.

Helaine Barbosa da Silva, da turma do bairro Cidade do Povo, também agradeceu, mencionando o reitor Fábio Storch e a representante da vice-governadora. “É com muito orgulho, alegria e gratidão que hoje estou neste palco representando minhas colegas – mulheres guerreiras, fortes e determinadas. Este curso foi mais do que capacitação, foi uma verdadeira transformação de vida”.

Já Francisca Débora da Silva Pereira, representante da turma do Calafate, falou sobre os desafios e aprendizados ao longo dos 40 dias de formação. “Começamos com dúvidas e inseguranças. Ser microempreendedora exige coragem e vontade de aprender. Hoje, nesta certificação, vemos mulheres que se redescobriram e estão focadas no crescimento pessoal”.

Homenagens – Além dos diretores escolares, docentes e servidores que contribuíram com a formação das turmas foram homenageados com cartas de elogio institucional e vídeos que relembraram a trajetória do curso. Entre os homenageados estavam a ex-coordenadora do Programa Mulheres Mil, Aldenisa Acácio Rossetto, e a coordenadora-adjunta do programa em Rio Branco, Pollyana Furtado Machado Anute.

O servidor Jefferson Bissat Amim, que atuou como facilitador das turmas do Sobral e Calafate, destacou a missão institucional do Ifac. “Foi uma oportunidade de levar educação pública e gratuita de qualidade. Também foi uma experiência de aprendizado mútuo, com troca de conhecimentos valiosa na construção dos saberes”.

Parcerias e continuidade – O reitor Fábio Storch agradeceu as parcerias que viabilizaram o curso, destacando o apoio do Gabinete da Vice-Governadora, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). “Hoje é um dia de celebração. Em todas as certificações, o Ifac se alegra, e neste momento especial do Mulheres Mil, agradecemos a todos os parceiros. Nada se constrói sozinho”, afirmou.

Storch ressaltou ainda o impacto social do programa e a importância do empoderamento feminino. “Apresentamos à sociedade 86 mulheres que não serão apenas números nas estatísticas. São mulheres empoderadas, preparadas e encorajadas a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.”

Ao final, deixou um convite para que as participantes deem continuidade à sua formação acadêmica. “Esperamos vê-las novamente, agora nos cursos técnicos e de graduação do Ifac, pois temos exemplos de mulheres que participaram deste programa e estudam no Ifac. Essa certificação deve ser apenas o primeiro passo na trajetória de vocês na educação profissional e superior”.

A secretária-adjunta Amanda Vasconcelos, representando a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, parabenizou as alunas pela conclusão do curso e destacou a trajetória de superação vivida por cada uma. “Vocês enfrentaram 40 dias de curso, se dedicaram e entregaram o melhor de si para construir um novo caminho, o caminho da autonomia, da liberdade e da realização de sonhos. Sabemos que não foi fácil. Conhecemos as batalhas diárias, as dificuldades pessoais, familiares e financeiras. Mas vocês venceram. Estão aqui hoje, e isso é algo grandioso”, afirmou.

(Fotos: Luciano Cezário/DSCOM)

Compartilhe a notícia: