.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Fenômeno lunar pode atrapalhar o seu sono. Entenda!

Você sabia que uma fase do ciclo lunar pode realmente atrapalhar o seu sono? Estamos falando especificamente da lua cheia, a fase em que a lua mais ilumina o céu noturno. E isso não é crendice popular.

Publicado na revista Science Advances, um estudo descobriu que as pessoas dormem mais tarde e descansam menos tempo nos três a cinco dias anteriores à fase da lua cheia. O efeito foi ainda mais intenso em áreas com menos acesso à luz artificial.

Como explica matéria do O Globo, os autores analisaram o sono de 464 estudantes da Universidade de Washington, que usaram dispositivos de monitoramento por, no mínimo, uma semana. No período anterior à lua cheia, as pessoas demoraram 30 a 80 minutos a mais para dormir e perdiam entre 20 e 90 minutos de sono.

Os pesquisadores também estudaram pessoas de três comunidades na Argentina, um bairro de periferia, um assentamento rural e uma área remota, todas com menos acesso à eletricidade. Também foram observadas diferenças no padrão de sono durante a lua cheia.

Por que essa fase do ciclo lunar atrapalha o seu sono?
Em entrevista para O Globo, Pablo Ferrero, especialista Medicina Ocupacional e diretor do Instituto Ferrero de Neurologia e Sono, explicou que a lua cheia reflete mais luz do sol, aumentando a luminosidade ambiente. A retina interpreta esse aumento da lua como o amanhecer ou como se o sol ainda não tivesse se posto, o que pode acabar alterando os seus padrões de sono.

Esse efeito é ainda mais sentido em áreas remotas, com menos acesso à eletricidade, já que a diferença da luminosidade durante as fases do ciclo lunar é mais visível.

MIX

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile