Outras
Crédito do Trabalhador permite agora portabilidade de empréstimos antigos com juros menores

A partir desta sexta-feira (6), trabalhadores com carteira assinada poderão transferir empréstimos consignados antigos para o programa Crédito do Trabalhador, que oferece taxas de juros mais baixas. A medida faz parte da terceira fase de ampliação do programa, criado em março pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Mais de 3,8 milhões de contratos antigos, que somam R\$ 40 bilhões, podem ser migrados para a nova modalidade. Agora, os trabalhadores podem trocar de banco e buscar instituições com condições melhores, incluindo dívidas feitas desde o início do programa.
A portabilidade deve ser feita diretamente nos aplicativos ou sites das mais de 70 instituições participantes. A funcionalidade ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital.
O principal atrativo do programa são os juros reduzidos: enquanto outras modalidades cobram até 8% ao mês, o Crédito do Trabalhador tem taxas médias em torno de 3,4%, podendo chegar a apenas 1,6% em alguns bancos.
Para realizar a portabilidade, o trabalhador deve verificar se o novo banco oferece a linha de crédito, solicitar a migração e autorizar o compartilhamento dos dados. A nova instituição quita a dívida antiga e assume o novo contrato com melhores condições.
O programa já liberou R\$ 14 bilhões em 25 milhões de contratos, beneficiando principalmente quem recebe até quatro salários mínimos.
Por Ronaldo Duarte