Ao lado de representantes de todos os estados do Brasil, os artesãos acreanos celebraram sua participação no 19° Salão do Artesanato, realizado na semana passada, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e do Sebrae/AC, 11 representantes de ateliês do estado participaram da exposição, distribuídos em dois ambientes, sendo nove no estande do Acre e dois no espaço Top 100 do Sebrae.
Com apoio do governo do Acre e Sebrae, 11 artesãos participaram do 19º Salão do Artesanato em São Paulo. Foto: Celis Fabrícia
De Feijó, o artesão Francisco Rodrigues participou da feira com suas gamelas de madeira, ressaltando a importância do apoio do governo do Estado e do Sebrae. “No segundo dia de feira, vendi quase tudo e precisei pedir mais. Sempre procuro fazer produtos com qualidade e estamos tendo uma boa aceitação; vamos ter um bom resultado”, celebrou.
Com entrada gratuita e mais de cem mil peças em exposição, o salão também contou com atrações musicais e desfile de moda.
Irani Rodrigues conheceu o artesanato acreano no evento e se mostrou encantada. “Achei maravilhoso, porque as peças são únicas. Inclusive, me chamaram muito a atenção as pulseiras, que são feitas de semente de açaí. Fiquei olhando e achei incrível. No geral, são lindas as peças”, ressaltou.
De naturalidade japonesa e vivendo no Brasil há mais de sete anos, Asami Ueda visitou o estande do Acre, gostou do artesanato e adquiriu algumas peças. “Comprei brinco, colar e estou aproveitando, pois vou voltar em breve para o Japão”, contou.
O Salão do Artesanato conta com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp) e do Sebrae. No Acre, a Sete realizou um processo seletivo de artesãos interessados em participar da feira com o apoio do PAB.
Pela Sete, a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, e a diretora de Assessoramento Especial, Nubia Musis, acompanharam os expositores durante a exposição na capital paulista.
Nubia Musis destacou que o Acre é protagonista em várias feiras, e que na capital paulista a participação foi muito expressiva: “São Paulo reúne vários lojistas de todo o Brasil. Trazer os artesãos acreanos com apoio do Estado é muito importante pra cadeia, que inclui artesanato e turismo. Isso fomenta cada vez mais a sua produção”.
Larissa Costa-Agência de Notícias do Acre
Foto: Celis Fabrícia