Conecte-se conosco

Policial

Segurança realiza curso de atendimento a tentativas de suicídio para capacitar profissionais do Acre

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e outras corporações, deu início nesta segunda-feira, 19, ao Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS). A aula inaugural foi realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), marcando o começo de uma semana de capacitação voltada para servidores da segurança pública.

Com carga horária de 40 horas, o curso oferece 30 vagas, prioritariamente para militares da ativa e servidores da segurança pública do estado. A metodologia inclui palestras, análises de casos e simulações de atendimento. O objetivo principal é capacitar os profissionais para agir de forma qualificada em situações de crise relacionadas à tentativa de suicídio, com foco na preservação da vida, escuta empática e integração com os serviços de saúde mental.


Para o secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, esse curso é de total relevância. “Essa é a 54ª edição desse curso. Ele é originário do estado do Ceará, e nesta oportunidade temos vários instrutores de fora que vêm treinar nossos profissionais para esse tipo de atendimento. Diante dos números que temos em todo o país, é uma capacitação que vem preencher lacunas e preparar nossos agentes para um atendimento especializado e humanizado”, afirmou o secretário.


A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, ressaltou o papel do curso como parte de uma política institucional de cuidado com o efetivo. “Esse curso faz parte de uma política pública voltada à qualidade de vida do nosso público interno. Procuramos mitigar as cargas emocionais que o policial militar enfrenta no seu dia a dia. Além de preparar o agente para atender ocorrências desse tipo, o curso também capacita o profissional para identificar sinais de sofrimento em seus colegas e atuar preventivamente”, destacou.


O curso também contou com a participação do tenente do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edir Paixão, um dos palestrantes convidados. “Estamos lidando com um tema complexo e de difícil compreensão, mas que pode ser prevenido. O suicídio é evitável, como apontam estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui, vamos estudar a suicidologia, uma área científica dedicada ao entendimento do suicídio e de seus fatores de risco. A prevenção começa pelo conhecimento”, explicou.

Para os participantes, a experiência tem valor prático imediato. O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Eden Santos, compartilhou um caso pessoal que reforçou sua motivação para participar do curso. “A nossa vida é um constante aprendizado. Eu já me deparei com uma situação real envolvendo tentativa de suicídio, e mesmo com a experiência que tenho como bombeiro, percebi o quanto poderia ter atuado de forma mais efetiva com mais conhecimento técnico. Com esse curso, me sinto mais preparado, não só como profissional, mas também como cidadão”, relatou.

Ana Paula Xavier-Agência de Notícias do Acre

Foto: Dhárcules Pinheiro/ Ascom Sejusp

Compartilhe a notícia: