Esporte
Educação do Acre realiza fase final das modalidades coletivas dos jogos estudantis

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Desporto Escolar, está realizando esta semana a fase final municipal de Rio Branco das modalidades coletivas dos jogos estudantis. As finais do voleibol e do handebol aconteceram nesta quarta-feira, dia 15, no Centro Integrado de Esporte e Lazer para a Comunidade (Ciec) do bairro Estação Experimental.
Pela manhã, aconteceram os jogos do voleibol. O primeiro jogo da final foi entre as equipes do Colégio Meta e do Sesi disputando a modalidade feminina da etapa sub-14 (entre 12 e 14 anos). O segundo jogo foi entre o Colégio Meta e o colégio João Calvino, disputando a modalidade feminina da etapa sub-17 (entre 15 e 17 anos). O terceiro jogo foi entre Colégio Meta e Colégio Militar Tiradentes, modalidade masculina entre 15 e 17 anos.
Na parte da tarde, a quadra do Ciec do bairro Estação Experimental recebeu os jogos de handebol. A escola ABC disputou a final masculina entre 12 e 14 anos com a equipe do Sesi. Já o Colégio João Calvino disputou a final feminina entre 15 e 17 anos com a escola Clícia Gadelha, que também disputou a final do masculino entre 15 e 17 anos com a equipe do Colégio Meta.
Já na próxima sexta-feira, dia 16, acontecerão na sede da Associação dos Servidores do Incra (Assincra), no bairro do Aviário, as finais do futsal. O primeiro jogo será entre as equipes das escolas Marilda Gouveia e Santa Maria II, que disputarão a final da modalidade feminina entre 12 e 14 anos.
O jogo da final masculina entre 12 e 14 anos acontecerá entre os times das escolas Mário de Oliveira e Edilson Façanha. Já a escola Henrique Lima fará a final do feminino entre 15 e 17 anos com o Colégio Militar D. Pedro II, que também disputará a final do masculino entre 15 e 17 anos com a equipe do Colégio Acreano.
O coordenador-geral dos jogos estudantis do Acre, professor Rener Carvalho, afirma que os jogos estudantis, em sua fase municipal, têm sido um verdadeiro sucesso. “Tivemos até agora 164 jogos sem nenhuma intercorrência, sem nenhum problema”, afirmou.
“O governo do Estado, por meio da SEE, tem promovido os melhores jogos dos últimos tempos. Digo porque estava, até o ano passado, na escola e tenho essa vivência, e as escolas têm colaborado bastante e também os próprios estudantes”, destacou.
Após a realização da fase municipal dos jogos, ele explica que será realizada a fase regional das modalidades coletivas, que, segundo ele, duram em média uma semana. “Logo em seguida, a partir do mês de junho, vamos dar início às modalidades individuais dos jogos estudantis”, explicou.
O sargento Eric da Silva Arruda é o técnico da equipe masculina do Colégio Militar Tiradentes. Ele destaca que a expectativa para a grande final contra o Colégio Meta é a melhor possível. “Há algum tempo temos estimulado e incentivo à prática do esporte com os nossos projetos”, disse.
“A gente trabalha com modalidades separadas e com a formação de novos jogadores e também com o treinamento das equipes do colégio para as competições, seja para os jogos escolares seja para os jogos extraescolares”, disse.
Stalin Melo-Agência de Notícias do Acre
Foto: Mardilson Gomes/SEE