Política
Fraude no INSS: Recursos bloqueados serão usados para ressarcir aposentados, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (9) que os valores bloqueados das contas de associações e sindicatos envolvidos em fraudes contra o INSS serão usados para iniciar o ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados. A informação foi repassada pela Advocacia-Geral da União (AGU), responsável pelo bloqueio dos recursos.
Segundo Haddad, já há um “conjunto apreciável de recursos” retido, e os responsáveis pelas fraudes devem arcar com os prejuízos, não apenas penalmente, mas também de forma civil, ressarcindo as vítimas.
Questionado se o governo federal terá que usar recursos próprios para complementar o ressarcimento, o ministro não descartou a possibilidade e disse que tudo dependerá do andamento das investigações e das medidas judiciais.
O caso envolve descontos indevidos em benefícios do INSS feitos por entidades que cobravam filiações e serviços não autorizados. A estimativa é de que R\$ 2,5 bilhões possam ser bloqueados para garantir a reparação aos prejudicados.
Acreonline.net