O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu, nesta quarta-feira (7), em seu gabinete, os secretários de Estado de Governo, Luiz Calixto e de Obras Públicas, Ítalo Lopes, para que pudessem dialogar sobre o aval necessário para o início da construção do Complexo Viário da Avenida Ceará. Pela obra impactar diretamente o trânsito da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) também esteve presente na reunião.
Durante o encontro, o secretário da Seop, Ítalo Lopes, explicou que a maioria das desapropriações já foram realizadas e os proprietários indenizados. Agora, o momento é de iniciar com as escavações para a perfuração da estaca-hélice contínua, equipamento específico e necessário para a execução do viaduto.
“Essas intervenções começam ainda no mês de maio e devem se alongar até o mês de agosto, vamos executando cada uma das quatro alças. Depois teremos outro momento de execução que será discutido mais adiante.”
Por se tratar de uma obra realizada em uma das avenidas mais movimentadas de Rio Branco, um planejamento de rotas alternativas será apresentado a população em um próximo momento. Haja vista que, inicialmente o fluxo não será interrompido, mas reduzido, como explicou o diretor de Trânsito da RBTrans, Jairo Cavalcante.
“O transporte coletivo, no primeiro momento, não vai ter mudança de rota. Mais para frente, teremos mais reuniões para tratar sobre o fechamento total do trânsito entre a Avenida Ceará e a Getúlio Vargas. Vai depender da construção das alças para dar escoamento ao trânsito.”
Segundo o gestor da capital, cada dia que passa, a cidade cresce e consequentemente, o número de automóveis aumenta. Dessa forma, sobrecarregando a malha viária da cidade.
“Estou feliz que a cidade está ficando mais bonita e moderna. Meu agradecimento ao Governo do Estado por estar fazendo essa importantíssima obra para o nosso município de Rio Branco. A prefeitura está pronta para ajudar no que for possível. A RBTrans também participa pela questão do trânsito. Inclusive, trouxeram até o Ministério Público (MPAC) para discutirem sobre as rotas alternativas.”
Esse será o terceiro complexo viário da capital, tendo em vista que o primeiro foi o viaduto Beth Bocalom e o segundo, o viaduto Mamedio Bittar, previsto para ser entregue ainda este ano. Bocalom, ressaltou que essas intervenções trazem modernidade e melhoria no fluxo do trânsito da capital, beneficiando diretamente a população.
“O povo de Rio Branco vai ganhar. Vamos acreditar no projeto e confiar que ele será realizado o mais rápido possível. O projeto está bem organizado e planejado, teremos transtornos? Sim, mas ele vai passar e a obra vai ficar”.
Bruna Giovanna/Secom