Em mais uma iniciativa para promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável no Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), firmou nesta quarta-feira, 30, um termo de cooperação técnica com a Cooperativa de Colonização e Reforma Agrária do Acre (Colonacre). A parceria tem como foco fortalecer ações de regularização fundiária e assistência técnica em Acrelândia.
A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do Instituto, em Rio Branco, e reuniu autoridades estaduais e municipais. Participaram do ato o liquidante da Colonacre, Marcelo Messias; o procurador jurídico da instituição, Rafael Albuquerque; a juíza auxiliar Thais Queiroz; o tabelião do Cartório de Acrelândia, Thiago Vasconcelos; o prefeito Olavo Francelino; o presidente da Câmara Municipal, Victor Martinelli; e a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara.
O convênio estabelece diretrizes para a execução de atividades conjuntas voltadas à regularização de propriedades, com foco no acesso à documentação necessária para garantir segurança jurídica às famílias acrelandenses. As ações devem abranger, inicialmente, os bairros União, Centro e 28 de Abril.
A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, destacou que a parceria representa um avanço nas políticas públicas de regularização fundiária no estado. “Essa união de esforços permitirá ampliar o alcance dos serviços e atender de forma mais célere e eficiente os moradores de Acrelândia, levando dignidade e segurança às famílias que aguardam há anos por esse reconhecimento legal de suas propriedades”, afirmou.
Já o liquidante da Colonacre, Marcelo Messias, enfatizou a importância da cooperação com o governo estadual. “Estamos muito satisfeitos com essa aliança institucional, que permitirá um atendimento mais próximo e resolutivo às necessidades dos produtores rurais e da população em geral. A regularização fundiária é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento regional”, destacou.
Com essa iniciativa, o governo do Acre reafirma seu compromisso com a inclusão social, o fortalecimento do setor produtivo e o crescimento econômico das comunidades locais. A atuação conjunta entre Iteracre e Colonacre é um passo significativo para transformar a realidade de Acrelândia, garantindo direitos e promovendo justiça social.
Miguel França-Agência de Notícias do Acre