Cultura
Alternativas saudáveis e econômicas para uma Páscoa sem exageros; nutricionista dá dicas de como ter uma páscoa sem excessos

Por Vitor Frota
Um dos mais variados símbolos da Páscoa são os ovos de chocolate, não só eles se tornaram parte da tradição, mas o chocolate em si tornou-se. Há aqueles que não podem consumir a sobremesa e também os que não são muito chegados ao doce vindo do cacau, para esses é possível ter uma páscoa adocicada e também sem excessos.
Isso, quem afirma, é a nutricionista Fernanda Ramalho. Ela garante que há opções para essas pessoas. Segundo a profissional, é possível substituir os chocolates por frutas, mas frutas banhadas em chocolate, fazendo com que o dulçor não seja tão pungente.
“Morango, banana ou kiwi mergulhados no chocolate meio amargo derretido, uma combinação simples, gostosa e com fibras que ajudam na saciedade. É preciso lembrar-se que a Páscoa vai além dos ovos de chocolate, é um momento de aproveitar em família, criando recordações e laços, que podem ser também alimentícios”, comentou.

Fernanda Ramalho estudou nutrição na Unimeta e atua como nutricionista em Rio Branco – Foto: Internet
Além das frutas com chocolate, a nutricionista dá dicas de alimentos que podem ser consumidos sem peso na consciência e que também são sobremesas saborosas.
“Chocolates com maior teor de cacau (70% ou mais) têm menos açúcar, mais antioxidantes e costumam saciar mais. Dica: um ou dois quadradinhos, cerca de 30g, depois da refeição já fazem a alegria. Pastinhas de cacau com oleaginosas como creme de avelã caseiro (com cacau, castanhas e tâmara, por exemplo). Dá pra passar no pão, na banana, ou comer uma colherzinha pura sem peso na consciência”.
Fernanda ainda falou sobre quem possui algum impedimento médico. “Para quem tem alguma condição de saúde, como intolerância à lactose ou diabetes, é possível optar por chocolates específicos: diet e zero lactose. ou até optar por sobremesas feitas com frutas secas, cacau puro e adoçantes naturais”

As frutas já possuem o seu açúcar (a frutose), mas podem deixá-las mais saborosas com chocolate – Foto: Internet
Para quem faz parte do mundo fitness, a nutricionista deu dicas de como se manter na dieta e adoçar a vida. “Mas entendo que existem pessoas que não abrem mão de alimentos voltados para o mundo fitness. Para quem quer consumir com equilíbrio, existem chocolates com maior teor de cacau, menos açúcar, versões veganas ou com ingredientes funcionais, como whey, colágeno ou fibras”.
Para quem busca economia, opções caseiras são uma alternativa, como doces de banana, aveia, pasta de amendoim ou o tradicional brigadeiro funcional. Outra opção são os chocolates artesanais, que movimentam o comércio local e ajudam produtores a aumentar a renda durante o período.