.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

9 em cada 10 brasileiros têm acesso à telefonia móvel, aponta Anatel

Neste sábado (5), Dia das Telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou novos dados que mostram o avanço da conectividade no Brasil. De acordo com o levantamento, nove em cada dez brasileiros já têm acesso à telefonia móvel, especialmente nas capitais e regiões metropolitanas.

A infraestrutura de telecomunicações também tem evoluído: 4.363 municípios contam com fibra óptica, tecnologia que garante internet mais rápida e estável. A tecnologia 5G já está presente em 1,3 mil municípios e deve se expandir com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê levar o 5G a mais de 5,5 mil cidades e o 4G a 6,8 mil distritos e áreas rurais.

Apesar dos avanços, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, alerta para os desafios da conectividade em um país de grande extensão territorial. Segundo ele, além de expandir a infraestrutura, é necessário investir no letramento digital da população.

A Anatel também divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2024. Mais de dois terços dos consumidores se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços de telecomunicações. A pesquisa ouviu 64 mil clientes de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura entre julho e novembro de 2024.

A tecnologia 4G ainda é a mais usada, mas o uso do 5G tem crescido. Na internet fixa, 78% dos usuários utilizam fibra óptica. Já o telefone fixo segue sendo relevante para uma parcela da população, especialmente entre os mais velhos e de menor renda. E 67% dos assinantes de TV a cabo afirmam utilizar o serviço todos os dias.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no portal da Anatel.

Acreonline.net

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile