Política
Parque Ambiental Chico Mendes recebe estudantes da Ufac para minicurso sobre primatas

Na tarde desta segunda-feira (31), o Parque Ambiental Chico Mendes, mantido pela Prefeitura de Rio Branco, recebeu os integrantes do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS), da Universidade Federal do Acre (Ufac), para a realização da parte prática de um minicurso.
Intitulado Estratégias de Enriquecimento Ambiental para Primatas sob Cuidados Humanos, o minicurso integra um módulo de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar de primatas, promovendo um circuito de palestras com profissionais das áreas de Biologia e Medicina Veterinária l.
Durante a atividade prática, os estudantes desenvolveram e aplicaram estratégias de enriquecimento ambiental para os macacos-cairara, macacos-aranha e macacos-barrigudo, com o objetivo de estimular a saúde física e mental dos animais, incentivando comportamentos naturais e promovendo bem-estar.
Uma das ações propostas consistiu na elaboração de um quebra-cabeça alimentar feito com canos de PVC perfurados e recheados com ração específica, folhas de ingá e mel. A proposta desafiava os animais a encontrar formas de acessar os alimentos dentro dos canos, promovendo estímulos cognitivos e motores.
A atividade permitiu aos alunos observar como diferentes espécies reagem a um mesmo estímulo, buscando soluções distintas para o mesmo desafio.
Para Joseline Guimarães, bióloga e gerente do Parque Ambiental Chico Mendes, a parceria com a universidade é fundamental.
“É sempre muito bom receber os alunos. Eles chegam com ideias, dispostos a colaborar, enriquecendo o nosso trabalho, ao mesmo tempo em que vivenciam experiências práticas da futura profissão”, destacou a bióloga.
Para Anne Caroline Rodrigues, Presidente do GEAS, foi uma oportunidade única e enriquecedora para todos os participantes, especialmente por destacar a importância do enriquecimento ambiental para o bem-estar dos animais sob cuidados humanos.
“Como futuros médicos veterinários, os membros do Grupo de Estudos de Animais Silvestres tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto com os biólogos e tratadores do Parque Ambiental, reforçando a importância da multidisciplinaridade na conservação de fauna e no bem-estar animal”, finaliza.
Marinara Lusvardi/Secom