Política
Prefeitura de Rio Branco contribui para a ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Projeto VITA – Vidas Transformadas no Acre é uma iniciativa que visa ressocializar pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos profissionalizantes. A Prefeitura de Rio Branco está apoiando esse projeto. Na manhã desta segunda-feira (31), no auditório da prefeitura aconteceu a cerimônia de certificação da primeira turma.
A ação pretende reingressar pessoas em situação de rua, monitorados de tornozeleira eletrônica, mulheres vítimas de algum tipo de violência e outros, ao mercado de trabalho para que possam viver de uma forma digna. No total, 33 pessoas foram certificadas em cursos de 360h nas áreas de eletricista, panificação, manicure e pedicure, barbeiro e outros.
A capacitação é de suma importância para que essas pessoas acessem as vagas de emprego e por entender isso que o município é parceiro do projeto, como destacou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcos Luz.
“Estamos vencendo uma batalha. Essas pessoas estão preparadas para a partir de agora entrarem no mercado de trabalho. Aproveito para fazer um apelo aos empreendedores de Rio Branco para contratarem essas pessoas porque elas também precisam.”
De acordo com Janes Peteca, coordenador do VITA, um curso profissionalizante é capaz de abrir portas, como foi o caso de vários alunos que já conseguiram ingressar no mercado de trabalho e estão podendo ver como a educação transforma vidas.
“Com o projeto “1.001 Dignidades”, que consiste na construção de casas, vamos alocar as pessoas em situação de rua, monitorados e outros no projeto. Estamos dando o pontapé com o auxílio da prefeitura, pois nenhum outro gestor se propôs a dar essas oportunidades que estão sendo ofertadas. Por isso, precisamos parabenizá-lo.”
Para Vera Trindade, aluna certificada no curso de barbeiro, essa oportunidade significa uma nova chance para conquistar seus sonhos.
“Isso significa a conquista de um grande sonho que pensava estar perdido. Foi através do Janes e parceiros que eu consegui essa oportunidade de ouro. Porque me estou ressocializando com essa ajuda, sou muito grata. Essa é uma felicidade que não tem preço e meu desejo é que sigam ajudando os demais como fizeram comigo. Pois, a vitória sempre nos alcança, basta querermos.”
Diante do alto número de certificações oportunizadas pelo projeto, a ideia é que novas turmas sejam abertas ainda no primeiro semestre de 2025. Para isso, o Poder Legislativo também se fez presente na parceria, onde a deputada estadual Michele Mello, destinou a emenda no valor de R$ 90 mil para a continuidade da capacitação.
“Quando damos trabalho para essas pessoas elas também ganham dignidade. Esse é um projeto maravilhoso que precisa que todas as instituições olhem para ele, porque realmente estamos combatendo a pobreza e todas as suas miserabilidades”, finalizou a deputada.
Bruna Giovanna/Secom