.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site acreonline

Governo federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por cheia do rio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou ,nesta semana, estado de emergência em Rio Branco em decorrência das inundações provocadas pela cheia do Rio Acre. A decisão foi formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O decreto de emergência havia sido emitido pelo governo do Acre no dia 10 de março.

Com o reconhecimento federal, a prefeitura de Rio Branco está autorizada a solicitar recursos da União para ações de Defesa Civil. Entre as medidas possíveis estão a aquisição de cestas básicas, água mineral, alimentação para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório para os afetados.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou o compromisso do governo federal em apoiar as regiões atingidas. “Estamos mobilizados para garantir a segurança e o atendimento às famílias impactadas, além de fornecer suporte técnico e financeiro aos estados e municípios para reduzir os danos causados por esse desastre”, declarou.

Segundo o MIDR, os municípios em situação de emergência devem formalizar suas demandas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho enviados, avaliando as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, os recursos são liberados e a informação é publicada no DOU.

Virto Frota

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile