O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira, 5, da solenidade de abertura do Ano Judiciário 2025. O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, integrou a mesa de honra da cerimônia ao lado de membros da Corte e de representantes de outras instituições do Sistema de Justiça.
Durante a solenidade, foi realizada a outorga da Ordem do Mérito Judiciário a personalidades que contribuem para o fortalecimento da Justiça no Acre. Entre os homenageados esteve o procurador de Justiça do MPAC, Sammy Barbosa Lopes, que atualmente compõe a lista tríplice para a escolha do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, parabenizou o procurador Sammy Barbosa e os demais agraciados pelo reconhecimento, destacando a relevância de suas contribuições para o Ministério Público e o Sistema de Justiça. Ele também reiterou o compromisso do Ministério Público com o diálogo e a cooperação interinstitucional.
“Felicito todos os agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário por serem atores fundamentais na construção de um Acre mais justo. Parabenizo de forma especial o Dr. Sammy pela merecida homenagem, que coroa, mais uma vez, sua trajetória profissional de sucesso. Reitero, nesta ocasião, o compromisso do MPAC com a harmonia entre as instituições e com a busca por um sistema de Justiça que atenda, com celeridade e eficiência, às necessidades da população”, disse.
Sammy Barbosa agradeceu pela homenagem, a qual definiu como compartilhada, destacando que o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo. “Agradeço esta homenagem, que será exibida não apenas na parede de um gabinete, mas também na galeria dos meus sentimentos. Divido-a com minha instituição, com cada colega do Ministério Público, com minha equipe de gabinete e, sobretudo, com minha família”, afirmou.
Também receberam a comenda o secretário de Saúde, Pedro Pascoal; o secretário de Segurança, José Américo Gaia; o secretário de Obras, Ítalo Lopes; o presidente do Copedem, desembargador Marcos Villas Boas; a presidente do TCE, conselheira Dulce Benício; a comandante da Polícia Militar, coronel Marta Renata; e a presidente do Instituto de Terras do Acre, Gabriela Câmara. O desembargador e professor Fernando de Oliveira Conde foi homenageado in memoriam.
O evento contou ainda com a entrega da Medalha do Mérito da Associação de Magistrados do Estado do Acre, que recebeu o nome da desembargadora aposentada Eva Evangelista, primeira homenageada com a comenda. A homenagem foi concedida também à presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, que, durante o evento, apresentou o relatório de atividades de 2024, ressaltando avanços e perspectivas do Tribunal de Justiça acreano.
Fotos: Diego Negreiros
Agência de Notícias do MPAC