Outras
Quem empresta cartão de crédito vai pagar imposto em 2025? Confira!
O empréstimo de cartão de crédito é uma prática muito comum no Brasil, mas com as mudanças no PIX e nas movimentações financeiras acima de R$ 5 mil, muitos boatos começaram a surgir.
O medo aumentou nas famílias que compartilham seus recursos, já que foi informado que os dados do cartão vão ser transmitidos para o Leão. Entretanto, grande parte das informações são falsas.
Em uma das publicações oficiais do Ministério da Fazenda, eles informaram o que a Receita Federal vai fazer com quem empresta o cartão de crédito.
O empréstimo de cartão, algo normal no Brasil!
O empréstimo de cartão de crédito e de dinheiro entre familiares e amigos é algo muito comum, na maioria dos lares brasileiros um tio ou uma avó que possui um limite de crédito maior, sempre “empresta seu nome” para os familiares.
Essa é uma prática normal, muitas pessoas parcelam as compras e isso acaba possibilitando que esses grupos sem crédito próprio comprem as suas coisas e isso acontece há anos.
Por este motivo, milhões de brasileiros estão preocupados por conta das mudanças no PIX e na monitoração de outras movimentações da Receita Federal.
O que vai acontecer com quem empresta cartão de crédito após as mudanças?
O Ministério da Fazenda afirmou que a Receita Federal acompanha as movimentações no cartão de crédito desde 2003, o órgão fiscalizador já tem ciência da prática de empréstimo de cartão há muito tempo.
A Fazenda afirmou que já acompanha todas as movimentações há mais de 20 anos e se você nunca passou por problemas com o Leão, não vai passar agora. A mensagem foi compartilhada no Instagram da Receita Federal, confira:
“Cartão de crédito compartilhado também não é novidade para a Receita. Se você tem um cartão compartilhado com a família e a fatura é maior que o seu salário, não há problema. A Receita já acompanha esses dados desde 2003!”.
Jornal Contabil