Ícone do site acreonline

Fies vagas remanescentes: último dia para entregar documentos

Os estudantes pré-selecionados para ocupar as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira, 6 de dezembro, para apresentarem a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior escolhida.

De acordo com o Edital nº 32/2024, os candidatos devem validar as informações declaradas no ato da inscrição, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida. Além disso, é necessário comprovar as informações em um agente financeiro em até dez dias. Esse prazo é contado a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela comissão, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida. Após a aprovação pelo agente financeiro, é preciso formalizar a contratação do financiamento.

Os estudantes devem ficar atentos, pois o prazo para comparecimento ao agente financeiro não será interrompido ou suspenso nos finais de semana ou feriados. Além disso, será prorrogado para o primeiro dia útil caso o vencimento ocorra em final de semana ou feriado nacional.

Quem foi pré-selecionado e possui inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo fica dispensado da comprovação da renda familiar junto à CPSA, mas deve comparecer à comissão para validação das demais informações.

As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. O resultado da seleção foi divulgado pelo Ministério da Educação no Portal Acesso Único do MEC no dia 4 de dezembro. Aqueles que não foram classificados nessa etapa serão colocados na lista de espera.

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.

Fies – Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que visa conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Sair da versão mobile