Ações culturais tem se mostrado uma poderosa aliada na promoção da dignidade e inclusão social dos migrantes acolhidos na Casa de Passagem de Rio Branco. Com atividades que unem arte, lazer e integração, o município vem fortalecendo a cidadania e oferecendo um novo olhar para quem busca recomeçar a vida em outro país.
Seguindo a estratégia, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), deu inicio a mais uma série de atividades culturais que certamente vão transformar a experiência do acolhimento nossa capital, em um momento de esperança e reconstrução.
O novo projeto prevê sessões de cinema, teatro, além de eventos de integração realizados mensalmente. A primeira atividade aconteceu nesta quinta-feira (14), no Cine Teatro Recreio, onde crianças e adolescentes de até 16 anos, puderam assistir ao filme animado Divertidamente.
De acordo com a coordenadora da Casa de Passagem, Carla Adriana, ter uma gestão humanizada é fundamental para oferecer uma experiência mais confortável no processo migratório.
“É fantástico presenciar momentos de puros sorrisos com nossos acolhidos. Atuamos sempre para fazer com que as crianças e adolescentes se sintam acolhidos e conectados a uma nova cultura, ao mesmo tempo, que preservam suas raízes, promovendo inclusão social, dignidade, bem-estar e ampliando as perspectivas para quem está buscando recomeçar uma nova vida em outro país”, destacou.
O evento reuniu cerca de 50 participantes, entre migrantes acolhidos e representantes das secretarias parceiras. Segundo a SASDH, a programação mensal incluirá também oficinas artísticas, apresentações culturais e momentos de lazer para todas as idades.
O secretário municipal de Assistência Social, Wellington Chaves, destacou o compromisso da atual gestão municipal com a inclusão social dos migrantes.
“Mais uma prova do cuidado da nossa gestão em oferecer dignidade e acolhimento a quem mais precisa. Agradecemos as parceiras que fortalecem nosso trabalho e garantindo que os migrantes tenham oportunidades reais de integração e uma nova chance de recomeçar com esperança e respeito”.
Victor Lima/Assecom