.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

Governo do Acre certifica 30 formandos nos cursos de Fruticultor e Cafeicultor do projeto de Bioeconomia do governo federal

O Segmento de Bioeconomia também faz parte do catálogo de cursos do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), e, dentre eles, os de Fruticultor e Cafeicultor. Em cerimônia ocorrida na quarta-feira, 10, no centro da Rede Ieptec, Roberval Cardoso, na capital, 30 formandos foram certificados.

Com foco na sustentabilidade e fomento do agronegócio, as qualificações profissionais estão inseridas no programa Bioeconomia na Amazônia Legal, do governo federal. Segundo a diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, “cadeias produtivas como essas são muito promissoras, e o Acre não está ficando para trás na produção dessas culturas”.


De acordo com Ricardo Veras, coordenador do centro da Rede Ieptec, Roberval Cardoso, esses novos profissionais chegam para somar com a cadeia produtiva do agronegócio no estado. “Promover esses cursos só foi possível graças à parceria do governo federal com o governo do Estado, por meio do Ieptec. O propósito é levar esse conhecimento e desenvolver de forma sustentável a economia do agronegócio no Acre”.


Formada no Curso de Cafeicultor, Cleida Maria Ribeiro disse estar muito empolgada com a nova profissão: “Sempre tive um grande sonho, que é plantar café, por isso queria tanto fazer esse curso. Agradeço muito por essa oportunidade e agora eu tenho certeza que serei uma futura cafeicultora”.


Maria de Souza Silva trabalha como auxiliar de serviços gerais e concluiu o Curso de Fruticultor. “Foi um curso muito bom. Eu tinha muita vontade de fazer para aprender as técnicas e aprendi muito mais do que eu queria aprender”, contou.


Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “entregar esses certificados significa muito para nós, enquanto instituição governamental, afinal, investir em mão de obra qualificada é uma forma de alavancar o setor produtivo e, consequentemente, a economia do nosso estado”.

Foram 12 formados no Curso de Cafeicultor, e 18 em Fruticultor. Além dessas, o Ieptec executa outras qualificações profissionais do programa de Bioeconomia, entre elas Agente Socioambiental, Agente Agroflorestal, Açaicultor e Horticultor Orgânico.

Por Lygia Gomes- Agência de Notícias do Acre

Foto: Ascom/Ieptec

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile