Campeão gaúcho pela sétima vez seguida, Grêmio faz história e bate o Juventude de virada, diante de sua torcida
Na noite deste sábado (7), o Grêmio sagrou-se campeão gaúcho pela sétima vez consecutiva. Jogando na sua arena, em Porto Alegre, o Tricolor derrotou o Juventude de virada, por 3 a 1, e faturando o 43° título estadual de sua história. A equipe enfileira a maior série consecutivo de títulos no Gauchão, igualando outro hepta: de 1962 a 1968.
Primeiro tempo
Embora jogasse em casa, o Grêmio levou um susto do Juventude logo nos primeiros minutos. Após um lançamento em profundidade, Edson saiu livre dividiu com o goleiro Caíque e a bola sobrou para Gilberto, que só empurrou para a rede. Apesar da demora do VAR em confirmar o gol, ele acabou consignado em seguida. O jogo ficou catimbado e a equipe visitante se fechou na defesa. Mesmo assim, o Grêmio lutou e conseguiu, pouco antes do intervalo, os dois gols da virada.
Primeiramente, após um escanteio cobrado pela direita, Cristaldo tocou no canto esquerdo de Gabriel e empatou a parada. Logo na sequência, após bola roubada pelo meio, o mesmo Cristaldo lançou o Diego Costa, que trombou com o marcador, ficou livre e, da entrada da área, chutou no cantinho para fazer 2 a 1.
Segundo tempo
A segunda etapa ficou mais truncada e nervosa do que a primeira. O Juventude não atacou de qualquer maneira e buscou se fechar para arriscar um contra-ataque. Por outro lado, o Grêmio passou a atacar com mais consistência, mas também levava sustos em jogadas de bola na área. O alívio gremista só veio mesmo aos 42 minutos, após jogada de Diego Costa em que Nathan Fernandes concluiu em gol, para fazer o terceiro. A goleada só não veio porque Gabriel salvou gol praticamente certo, do mesmo Nathan Fernandes, espalmando para fora. Ainda assim, a festa foi toda tricolor, com direito a Renato Gaúcho entrando em campo com uma icônica camisa de número 7.
GRÊMIO 3×1 JUVENTUDE
Campeonato Gaúcho – Final – Jogo de volta
Data e horário: 06/04/2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
GRÊMIO: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê (Dodi, 27’/2ºT), Pavón (Nathan Fernandes, 27’/2ºT), Cristaldo (Du Queiroz, 27’/2ºT) e Gustavo Nunes (Soteldo, 34’/2ºT); Diego Costa (João Pedro Galvão, 46’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
JUVENTUDE: Gabriel Vasconcellos; João Lucas (Kleiton, 39’/2ºT), Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Mandaca, 24’/2ºT) e Jean Carlos (Erick, 33’/2ºT); Edson Carioca (Rildo, intervalo), Gilberto e Lucas Barbosa (Nenê, 24’/2ºT). Técnico: Roger Machado.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Maíra Mastella
VAR: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Villasanti, Caíque, Soteldo (GRE); Jadson, Jean Carlos, João Lucas, Gilberto, Caíque, Zé Marcos (JUV)
Gols: Gilberto, 5’/1°T (0-1); Cristaldo, 42’/1°T (1-1); Cristaldo, 44’/1°T (2-1); Nathan Fernandes, 42’/2°T (3-1)
Por Redação Jogada10