.code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .code-block- {} .code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site AcreOnline

(Vídeo) Após cheia rio Gregorio atinge terra indígena dos Yawanawás

As recentes chuvas intensas na região causaram uma elevação significativa nos níveis dos Rios Tarauacá e Gregório, impactando diretamente a comunidade indígena dos Yawanawás, localizada às margens desses rios na BR-364, no estado do Acre.

De acordo com relatos do Cacique Yawanawá, Ubiracy Brasil, o Rio Gregório atingiu um nível nunca antes visto, causando preocupação e necessidade de alerta para os membros da comunidade. Em um vídeo gravado na última Aldeia do Rio Gregório, o Cacique descreve a situação crítica, mencionando que a água chegou a pontos nunca antes alcançados, como o trapiche e algumas casas.

“Estou aqui na Aldeia Sagrada, a última do povo Yawanawá, no Alto Rio Gregório e aqui choveu das oito e meia da noite até as seis e meia da manhã de hoje. A água nunca tinha chegado no trapiche e naquela casa ali, que é a última e agora chegou. Já chegou na casa do Tÿka e tiramos as coisas dele. Tivemos que mudar o gado para o morro do outro lado. Nunca vi uma enchente como essa aqui e quero que o Skukuá, avise para os parentes que se preparem para uma grande cheia”, alertou o Cacique.

Confira o vídeo:

Por AcreOnline.net

Compartilhe a notícia:
WhatsAppFacebookXCopy LinkEmailShare
Sair da versão mobile