Após audiência de custódia, nesse domingo (4), o motorista Florisvaldo Ribeiro dos Santos, 49 anos, que atropelou e matou mãe e filho, em Rio Branco, recebeu liberdade provisória e irá aguardar o julgamento fora da cadeia. O homem foi preso em flagrante após fazer o teste de bafômetro e ser comprovado que estava sob efeito de bebida alcóolica.
Santos teve seu caso julgado pelo juiz plantonista do Fórum Criminal de Rio Branco, que seguiu um entendimento do Superior Tribunal Federal, que estabelece que em casos de homicídios culposos, a prisão não deve ser convertida em prisão preventiva.
Segundo a decisão, o homem deve cumprir algumas determinações após sua soltura. Ele deve comparecer mensalmente no último dia útil de cada mês, para informar e justificar suas atividades. Também não pode ausentar-se de Rio Branco.
O caminhoneiro ainda tem que ficar em casa a partir das 18 horas, não pode mudar de endereço sem informar o novo local e deve comparecer ao juiz sempre que for intimado.
O g1 entrou em contato com a defesa de Santos, porém até a publicação da reportagem não obteve resposta.
Natasha Caroline Souza Gomes, 25 anos, morreu na sala de emergência do Pronto Socorro de Rio Branco quando a equipe tentava estabilizá-la. O filho dela, Isaac Gomes Cavalcante, de 8 anos, morreu ainda no local do acidente, nas proximidades da curva do Itucumã, bairro Santa Maria.
Os dois estavam em uma parada de ônibus quando o caminhão invadiu a contramão e atingiu a estrutura. Em depoimento à polícia, o condutor disse que trafegava pela rodovia AC-40, sentido Senador Guiomard, quando uma moto entrou na frente dele. Ele teria freado para evitar a colisão e desviou para pista contrária, entrando na contramão da via, atingindo as vítimas.
Uma câmera de segurança instalada em um posto de combustíveis, na rodovia AC-40, conseguiu flagrar o momento em que o motorista do caminhão-baú perde o controle do veículo ao desviar de uma moto e atinge mãe e filho que estavam na parada.
Por Hellen Monteiro, g1 AC
Foto- g1